Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Impacto da estratégia de internacionalização no desenvolvimento do produto: o caso vortal

Autor
Mahomed, Názia Sikander
Resumo
pt
Este trabalho discute questões relacionadas com a customização de produtos no âmbito de processos de internacionalização, tendo por base um estudo de uma empresa de mercado de e-commerce. Procura-se estudar em que medida a expansão para novos mercados internacionais afeta o ciclo de vida de um produto, neste caso, um produto de plataforma. Em especial, este projeto incide sobre o caso da internacionalização da empresa para um mercado específico, a saber, a Colômbia. A informação foi recolhida através de documentos da empresa e entrevistas a colaboradores que participaram diretamente neste processo de internacionalização. A experiência da Colômbia contribuiu para repensar módulos da plataforma, como a gestão de contratos, acautelando eventuais falhas de informação. A empresa tende assim a desenvolver um processo de aprendizagem com a internacionalização para diferentes mercados. Questiona-se em que medida é rentável para a empresa adotar a estratégia de adaptação radical do produto na expansão para novos mercados ou desenvolver sub-plataformas para cada mercado. Os resultados indicam que a empresa fez um esforço de adaptação intenso do produto para satisfazer as necessidades do cliente. São apresentadas possíveis sugestões para futuras expansões, de forma a que a empresa tome a decisão mais viável em relação ao produto, uma vez que, em última análise, a estratégia de internacionalização está intrinsecamente afetada pelo processo de desenvolvimento de novos produtos.
en
This study raises questions related to the customization of products in the context of internationalization processes. The project focuses on a study of a company operating with e-commerce. The goal is to examine how the expansion to new international markets affects the lifecycle of a product, namely a platform product. More specifically, the project targets the specific case of the company’s internationalization to Colombia. The data were collected from the company’s internal documents and interviews with a group of employees that were directly engaged in that process. This Latin American experience helped the Portuguese firm to rethink a set of procedures, notably the modules of the platform, such as contracts management, and to anticipate potential information failures. Therefore, the company acquired new knowledge on how to deal with different international markets. This solution raises the question of whether the profound adaptation of the product in order to meet the requirements of the client is efficient or whether sub platforms should be developed for each market. The findings suggest that the company made considerable efforts to adapt the product to meet the specific requirements of the client. This project recommends some possible solutions for future expansions, in order for Vortal to take the most viable decisions for the product, given that the internationalization model is intrinsically affected by the process of new product development.

Data

13-jul-2017

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
E-commerce
Comércio eletrónico
Desenvolvimento de novos produtos
New product development
Estratégias de desenvolvimento
Plataforma
Platform
Gestão do produto
Controlo de processos
Internacionalização das empresas
Gestão da tecnologia

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo