Título
Impacto da estratégia de internacionalização no desenvolvimento do produto: o caso vortal
Autor
Mahomed, Názia Sikander
Resumo
pt
Este trabalho discute questões relacionadas com a customização de produtos no âmbito
de processos de internacionalização, tendo por base um estudo de uma empresa de
mercado de e-commerce. Procura-se estudar em que medida a expansão para novos
mercados internacionais afeta o ciclo de vida de um produto, neste caso, um produto de
plataforma. Em especial, este projeto incide sobre o caso da internacionalização da
empresa para um mercado específico, a saber, a Colômbia. A informação foi recolhida
através de documentos da empresa e entrevistas a colaboradores que participaram
diretamente neste processo de internacionalização. A experiência da Colômbia contribuiu
para repensar módulos da plataforma, como a gestão de contratos, acautelando eventuais
falhas de informação. A empresa tende assim a desenvolver um processo de
aprendizagem com a internacionalização para diferentes mercados. Questiona-se em que
medida é rentável para a empresa adotar a estratégia de adaptação radical do produto na
expansão para novos mercados ou desenvolver sub-plataformas para cada mercado. Os
resultados indicam que a empresa fez um esforço de adaptação intenso do produto para
satisfazer as necessidades do cliente. São apresentadas possíveis sugestões para futuras
expansões, de forma a que a empresa tome a decisão mais viável em relação ao produto,
uma vez que, em última análise, a estratégia de internacionalização está intrinsecamente
afetada pelo processo de desenvolvimento de novos produtos.
en
This study raises questions related to the customization of products in the context of
internationalization processes. The project focuses on a study of a company operating
with e-commerce. The goal is to examine how the expansion to new international markets
affects the lifecycle of a product, namely a platform product. More specifically, the
project targets the specific case of the company’s internationalization to Colombia. The
data were collected from the company’s internal documents and interviews with a group
of employees that were directly engaged in that process. This Latin American experience
helped the Portuguese firm to rethink a set of procedures, notably the modules of the
platform, such as contracts management, and to anticipate potential information failures.
Therefore, the company acquired new knowledge on how to deal with different
international markets. This solution raises the question of whether the profound
adaptation of the product in order to meet the requirements of the client is efficient or
whether sub platforms should be developed for each market. The findings suggest that
the company made considerable efforts to adapt the product to meet the specific
requirements of the client. This project recommends some possible solutions for future
expansions, in order for Vortal to take the most viable decisions for the product, given
that the internationalization model is intrinsically affected by the process of new product
development.