Título
Establishing a model of proactive spin-offs effectiveness on the basis of corporate entrepreneurship: (enterprise project)
Autor
Santos, Emanuel José dos
Resumo
pt
As Organizações enfrentam múltiplos desafios estratégicos que implicam decisões
paradoxais por estarem ligadas a necessidades equivalentes para se especializarem no core
business organizacional e simultaneamente diversificarem atividades. Esta aparente
contradição requere uma resposta inovadora que acreditamos estar nos spin-offs proactivos.
De modo a explorar este caminho, esta tese visa o estabelecimento de um modelo de spinoffs proactivos com base no empreendedorismo corporativo. O racional deste projeto
baseia-se na revisão de literatura sobre empreendedorismo corporativo, inovação, modelos
de organização empresarial e spin-offs corporativos. A análise revela que as organizações
podem escolher diferentes formas de crescimento.Numa perspetiva de projeto, exploramos o potencial de uma linha de negócios específica
não relacionada com o core-business da organização de modo a fazê-la emergir como um
spin-off estratégico de sucesso promovido pelo empreendedorismo corporativo. A análise
revela diferentes formas que as organizações podem optar para ter sucesso nesta estratégia
de crescimento, sobre os quais se pode inferir um conjunto de orientações para futuras
políticas de spin-offs corporativos.
en
Corporate organizations face multiple strategic challenges that imply a paradox in strategic
decisions due to an equivalent need to both specialize on the core business and diversify
activities. Such apparent contradiction in terms requires innovative answer which we
believe lies in proactive spin-offs.
In order to explore this path, this thesis is set to establish a model of proactive spin-offs
effectiveness based on corporate entrepreneurship. The rational of the project is founded in
the literature review on corporate entrepreneurship, innovation, business unit model
organization and corporate spin-offs. The analysis reveals different ways organizations can
undertake to growth.
From a project perspective, we explored a specific non-strategic business line potential to
emerge within an organization as a successful strategic spin-off promoted by corporate
entrepreneurship. The analysis disclosed different ways organizations can undertake to
succeed in this growth strategy, from which one can infer a set of context-dependent
guidelines for future corporate spin-off policies.