Título
Plano de negócio: Vea solutions
Autor
Cunha, Sérgio Filipe
Resumo
pt
Este projecto consiste num plano de negócio para a VEA Solutions, uma empresa automóvel que pretende entrar no mercado com novas soluções para as dificuldades energéticas que Portugal enfrenta na conjuntura actual, dedicando-se à produção e venda de Veículos Energeticamente Autónomos, ou seja, veículos eléctricos movidos a energia solar.
O principal objectivo deste projecto é o de verificar a sua capacidade de criar um veículo realmente ecológico e capaz de proporcionar ao cliente poupança monetária significativa, ao mesmo tempo que gera receita capaz de alcançar os objectivos financeiros propostos.
Assim é efectuada uma revisão da literatura mais relevante nas áreas da Estratégia e do Veículo “Verde” . É também efectuada uma análise da envolvente do mercado em questão a fim de avaliar as oportunidades e dificuldades que a VEA Solutions irá encontrar.
Com base em todos os dados levantados na análise de mercado bem como nos dados recolhidos junto do público-alvo, é apresentada uma estratégia de desenvolvimento e implementação do projecto bem como o papel de todos os stakeholders, análise dos impactos esperados e quais os possíveis factores de resistência.
Por último são apresentados com maior detalhe todos os dados recolhidos e utilizados nos estudos das várias viabilidades que ajudam a suportar a escolha de política de implementação de negócio levada a cabo pela VEA Solutions.
en
This project consists in a business plan for VEA Solutions, an automotive company with the objective of entering the market with new solutions to the energy difficulties that Portugal faces these days, dedicating itself to the production and selling of vehicles moved by solar power, Energy Autonomous Vehicles.
The main objective of this project is to verify it’s capability to build a true ecological vehicle and allow the customer a significant financial saving, and at the same time be able to generate enough revenue to reach the proposed financial objective.
It is also made a more relevant literature review in the areas of Business Strategy and of the “green” vehicle. It is also made an analysis of the market in question to evaluate the opportunities and difficulties that VEA Solutions will face.
Based on all the data collected in the market analysis as well as the data gathered with the target public, it is presented a development strategy and the project implementation as well as the part of all stakeholders, impact analysis and the possible resistance factors.
Lastly, it is presented in larger detail all the data collected and calculated in the studies of the multiple feasibility studies that support the business implementation policy choice led by VEA Solutions.