Título
Plano de negócio: café português café e art gallery
Autor
Petisca, Sofia Isabel do Rosário
Resumo
pt
A apresentação deste plano de negócios inovador insere-se na fase de conclusão do Mestrado em Marketing realizado pela autora, no ISCTE –IUL entre 2010/2013, com vista à obtenção do grau de Mestre em Marketing.
O objetivo do plano de negócios que se segue é constituir uma proposta inovadora no sector da “Restauração” na vila de Sintra. Inovadora pela oferta diferenciadora que constitui para os habitantes e visitantes da vila face à oferta existente – um Café e Art Gallery que se pretende um espaço de convívio e de cultura, e que em simultâneo resulte numa proposta de valor para clientes, fornecedores e investidores.
A metodologia seguida partiu da análise do meio envolvente, num contexto económico de austeridade e de crescente diminuição de poder de compra. Seguidamente fez-se uma análise do mercado, resultados passados e projecções para o sector nos anos vindouros.
Numa fase seguinte efectuou-se a análise interna e competitiva com a identificação dos pontos fortes e pontos fracos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças do mercado. Seguidamente foram apurados os requisitos necessários à implementação e funcionamento do Projecto.
Por último, foi efectuada a análise da viabilidade económica e financeira do Projecto “Café Português”.
en
The following innovative business plan is part of Marketing Master Program, attended by the author, at ISCTE-IUL between 2010/2013, aiming to achieve the degree of Master in Marketing.
The present business plan main goal is to represent an innovative proposition, in food services at Sintra Village. Innovative for Sintra inhabitants and visitors, due to project value proposition and comparing with actual existing offer- it’s a Coffee Shop and Art Gallery, that aims to be as well a place for culture and familiarity, and value proposition for clients, suppliers and investors.
The methodology carried out started with a context analysis, in an economic environment of austerity. Then it was made a market analysis, based on last year’s sales results and projections for food services market.
The next phase was to perform an internal and competitive analysis by identifying strengths and weaknesses, as well as opportunities and market threats. Then were identified the needed requirements for Project implementation and correct operation.
Lastly, with all project context, was developed an economic and financial viability analysis for the Project “Café Português”.