Título
Práticas artísticas para a inclusão social: o caso "O mundo à nossa volta"
Autor
Canudo, Diogo Filipe Tomás
Resumo
pt
Projetos artísticos que visam incluir os indivíduos e dar-lhes as competências necessárias
para alterar a sua condição de vida são esforços consideráveis face às inúmeras injustiças económicas,
políticas e sociais. O propósito do projeto “O Mundo À Nossa Volta”, da associação Os Filhos de
Lumière, pretende isso mesmo: alargar os horizontes das crianças e jovens participantes, e promover
a ligação entre a escola e a comunidade para uma maior inclusão social. Para isso, a integração através
da arte e das práticas cinematográficas é fundamental para uma possível mudança.
Sendo assim, esta investigação pretende responder à seguinte pergunta de partida: de que
forma se processa a inclusão social através das práticas artísticas? Complementares a esta, surgem
outras, como: que mais-valias têm os projetos prático-artísticos e de desenvolvimento humano em
termos de sensibilização para a mudança social; qual a necessidade do contínuo investimento em
projetos desta natureza, em pleno século XXI?
Para este estudo qualitativo, utilizou-se o método de estudo de caso, com a diversificação de
várias fontes de informação: como entrevistas semiestruturadas à diretora, ao professor, aos técnicos
e aos jovens participantes do projeto; observação direta de sessões na Escola Básica 2.3 Pintor
Almada Negreiros (com foco nas estratégias dos técnicos, nos comportamentos dos jovens e nos tipos
de exclusão); e ainda análise de documentos institucionais fornecidos pela própria associação Os
Filhos de Lumière e pela Fundação Calouste Gulbenkian, financiadora do projeto entre 2013 e 2016.
en
Artistic projects that include individuals and giving them the necessary skills to change their
living conditions are considerable efforts to face economic, politic and social inequity. The goal of
the project “O Mundo à Nossa Volta”, from Os Filhos de Lumière association, is to promote the link
between school and the community for greater social inclusion. To accomplish that, they think that
Art and Cinematographic practices are a big step to achieve a possible change.
This qualitative investigation aims to answer to the following start question: “How does the
social inclusion processes itself through artistic practices?”. Complementary to these questions, there
are others: “What are the advantages of the artistic projects?” and “What’s the importance of investing
on projects of this kind during the XXI century?”
For this study, the method used was the case study method, with several information sources:
semi-structured interviews to the diretor, teacher, workers and young participants of the project;
direct observation of the sessions that occurred at Escola Básica 2.3 Pintor Almada Negreiros
(focusing on the strategies of the workers, in the behavior of the students and the types of exclusion);
and also the analysis of institutional documents given by the Os Filhos de Lumière and Fundação
Calouste Gulbenkian, that financed the project between 2013 and 2016.