Título
Universidades seniores e o envelhecimento ativo: Um estudo de caso
Autor
Rebelo, Bruno Pereira de Andrade
Resumo
pt
O envelhecimento ativo visa potenciar as oportunidades para a saúde, participação e segurança,
promovendo a qualidade de vida, tal como defende a Organização Mundial de Saúde (OMS). É
um tema que tem vindo a revestir-se de um crescente interesse na sociedade, ao qual se tem
associado a importância das universidades seniores. A intensificação do debate em torno do
envelhecimento ativo e do movimento das universidades seniores deve-se a mudanças que têm
ocorrido na sociedade, como as transformações demográficas, educativas, no trabalho, nos
direitos e nas redes de suporte social. As universidades seniores visam a aprendizagem ao longo
da vida, ocupando os seniores com diversas atividades de índole educativo, cultural e recreativo
e de voluntariado. Por conseguinte, esta investigação tem como principal objetivo perceber de
que forma as universidades seniores contribuem para o envelhecimento ativo, analisando e
discutindo os impactos/benefícios que a frequência das mesmas tem na vida das pessoas. Nesse
sentido, foi realizado um estudo de caso na Universidade Intergeracional de Benfica
(UNISBEN), onde foi utilizada uma metodologia qualitativa com base na observação direta das
aulas, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas ao Presidente do
Conselho Diretivo e a alunos e/ou professores. Com base numa análise dimensional, concluiu-se
que a universidade sénior contribui efetivamente, de modos específicos, para o envelhecimento
ativo, em diversos planos, como os da saúde, da participação e da valorização social dos idosos.
en
The Active Ageing aims to enhance opportunities for health, participation and security,
promoting quality of life, as defended by the World Health Organization (WHO). It is a topic
that has been put on a growing interest in society, which has associated the importance of the
senior universities. The intensification of the debate on active ageing and movement of senior
universities is due to changes that have occurred in society, such as demographic changes,
education, at work, in rights and networks of social supports. The senior universities aim to
lifelong learning, occupying seniors with various activities such as educational, cultural and
recreational and volunteering. Therefore, this research aims to understand how the senior
universities contribute to active aging, analyzing and discussing the impacts/benefits for her
frequency in people's lives. Accordingly, a case study was conducted in the Benfica
Intergenerational University (UNISBEN), where a qualitative methodology was used and based
on direct observation of classes, documental analysis and semi-structured interviews to the
Chairman of the University Board and the students and/or teachers. Based on dimensional
analysis, it was concluded that senior university contributes, effectively, in specific ways, for
active aging in various plans, such as health, social participation and social valuation of the
elderly.