Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A influência da cor no desempenho

Autor
Tavares, Filipa Alexandra Barata
Resumo
pt
Propostas recentes no âmbito da cognição social situada sugerem que a cognição e comportamento humanos são influenciados por fatores contextuais. O objectivo principal do presente trabalho é examinar experimentalmente o impacto de um destes factores- a cor, no desempenho, nomeadamente em tarefas de decisão e categorização lexical. Em dois estudos experimentais, os participantes foram convidados a categorizar estímulos apresentados a vermelho, verde e cinzento (baseline). A manipulação da cor assentou no pressuposto geral de que a cor verde tenderia a acelerar o desempenho na categorização enquanto que a cor vermelha teria o efeito oposto. No primeiro estudo, os participantes decidiam se um conjunto de estímulos apresentados a vermelho, verde ou cinzento eram “palavras” ou “não-palavras”. Os resultados mostraram mais acertos e tempos de classificação mais rápidos quando os estímulos foram apresentadas a verde do que a vermelho. No segundo estudo os participantes categorizam palavras sinónimas de “avançar” ou “parar” e neutras, apresentadas a vermelho, verde ou cinzento. Tal como esperado, os participantes acertam mais em palavras de “parar” apresentadas a vermelho e em palavras de “avançar” apresentadas a verde. Foram ainda observados tempos de reação menores na classificação de palavras “parar” apresentadas a vermelho (vs. verde) e de palavras “avançar” apresentadas a verde. Em termos teóricos os resultados sugerem a influência contextual na cognição e comportamento humano dando suporte às propostas da cognição social situada. Os resultados poderão ainda informar possíveis aplicações organizacionais, educativas e sociais no que diz respeito à utilização da cor nos mais variados contextos.
en
Recent proposals in social cognition suggest that cognition and human behavior are influenced by contextual factors. This work aims to experimentally examine the impact of one of these factors- the color and how it affects performance, particularly in lexical decision and categorization tasks. In two experimental studies participants were asked to categorize stimuli presented in three different colors: red, green, and grey (baseline). The color manipulation was based on the general assumption that green would speed up the categorization performance while red would have the opposite effect. In the first study, participants decided whether a set of stimuli presented in red, green or grey were “words” or “non-words”. The results showed higher speed and accuracy rates when the stimuli were presented in green than in red. In the second study, participants categorized words that were synonyms of “go” and “stop” and neutral words. As expected, higher hit rates were observed for the “stop” words when they were presented in red, and for the “go” words when they were presented in green. Furthermore, we also observed that the reaction times were faster when the “stop” words were presented in red (vs. green), and the “go” words presented in green. Theoretically, the results suggest the contextual influence in cognition and human behavior, supporting the socially situated cognition proposals. Results are also likely to inform potential organizational, educational and social applications, regarding the use of color in the most varied contexts.

Data

19-fev-2018

Palavras-chave

Decisão
Situated cognition
Processos cognitivos
Cor
Psicologia cognitiva
Categorização
Lexicologia
Color
Lexical decision
Categorization

Acesso

Acesso livre

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