Título
Business intelligence: o poder do conhecimento
Autor
Pinto, Daniela Sequeira
Resumo
pt
A partir de um diagnóstico interno realizado no seio da unidade de negócio em estudo – Unidade de Negócio Gás & Power da Galp Energia – e numa conjuntura de alteração da estrutura de funcionamento de mercado por via de imposições legais internacionais, este projecto visa o levantamento de informação e criação das condições necessárias para que seja desenvolvida uma plataforma tecnológica de Business Intelligence.
A fundamentação teórica foi desenvolvida com base em artigos técnicos e comerciais publicados sobretudo pelas principais empresas internacionais a operar neste sector tecnológico.
Paralelamente, o desenvolvimento da plataforma acarreta uma abordagem integrada dos conceitos de informação, conhecimento e tomada de decisão. O tratamento estruturado de informação é encarado como um gerador de conhecimento, que por sua vez gera melhores tomadas de decisão. Neste contexto, a plataforma é considerada como um auxílio tecnológico para gerar conhecimento.
O modelo proposto inclui a definição de indicadores chave que avaliem e monitorizem a evolução e performance da unidade de negócio e que automatizem processos e organizem informação estratégica dispersa, omissa ou não estruturada.
Para implantação eficaz da plataforma foi necessário que a importância do projecto estivesse enraizada nas ambições de todas as áreas envolvidas, pois quanto maior a integração da informação, mesmo que para fins distintos, maior o sucesso do projecto.
Assim sendo, construiu-se um modelo que permitiu capturar informação e transformá-la em matéria-prima estratégica para decisões empresariais.
en
From a diagnostic procedure performed within the business unit in study - Gas & Power from Galp Energia - and an overall change in the functioning of the market due to international legal charges, this project aims the gathering of information and the creation of the necessary conditions to develop a technological platform of Business Intelligence.
The theoretical foundation was developed based on commercial and technical articles published mainly by major international companies operating in this sector of technology.
Additionally, the development of an integrated platform leads to the concepts of information, knowledge and decision making. Structured information is considered as a generator of knowledge, which, in turn, generates better decision making. In this context, the platform is seen as a technological support to generate knowledge.
The proposed model includes the definition of the key indicators which should monitor the progress and performance of the business unit, and the automation of business processes in order to organize scattered, unstructured or missing strategic information.
For the effective implementation of the platform it was necessary that the value of the project was rooted in the ambitions of all the areas involved, because the greater the integration of information is, even if it is for different purposes, the greater is the success of the project.
In face of the above, a model was built up allowing the capturing of information and transforming it into raw material for strategic business decisions.