Título
Efeito da desinformação na memória colaborativa
Autor
Silva, Inês Paiva Nazareth Gomes da
Resumo
pt
A memória humana é suscetível a erros nomeadamente à produção de falsas memórias. Muito embora a produção de falsas memórias esteja amplamente estudada e estabelecida em tarefas de memória individual, em tarefas de memória colaborativa, os mecanismos cognitivos subjacentes à produção de falsas memórias permanecem ainda pouco explorados. Além disso, a produção de falsas memórias em tarefas de memória colaborativa nunca foi testada com recurso ao paradigma da desinformação.
O presente estudo teve assim, como objetivo analisar a produção de falsas memórias em tarefas de memória colaborativa com recurso ao paradigma da desinformação. A principal hipótese deste estudo é que após a introdução de informação falsa e/ou enganosa, os grupos colaborativos devem aceitar menos informação falsa do que os grupos nominais devido a mecanismos de correção e deteção de erros.
Os resultados revelaram que os grupos colaborativos produziram menos falsas memórias do que os grupos nominais. No entanto, recordaram também menos informação correta, sugerindo que parece existir um efeito de inibição colaborativa generalizado tanto à informação falsa quanto à informação correta.
Este estudo representa a primeira tentativa de exploração dos mecanismos cognitivos subjacentes à produção de falsas memórias em tarefas de memória colaborativa com recurso ao paradigma da desinformação.
en
Human memory is susceptible to error namely the production of false memories. Although the production of false memories is widely studied and established in individual memory tasks, the cognitive mechanisms underlying the production of false memories in collaborative memory tasks remain rather unexplored. Moreover, the production of false memories in collaborative memory tasks has never been tested using the misinformation paradigm. The present study aimed to analyze the production of false memories in collaborative memory tasks using the misinformation paradigm. The main hypothesis of this study is that after the introduction of false and/or misleading information, the collaborative group should accept less false information than the nominal group due to correction and error detection mechanisms. The results revealed that collaborative groups produced less false memories than nominal ones. However, these groups also recalled more correct information, suggesting that the collaborative inhibition effect generalizes to both false and correct information. This study represents the first attempt to explore the cognitive mechanisms underlying the production of false memories in collaborative memory tasks using the misinformation paradigm.