Título
Pestana CR7: brand concept case study
Autor
Alvito, Rita Araújo Soromenho de
Resumo
pt
O turismo é um segmento de mercado atrativo em expansão e que continua a mostrar
diversidade, tornando-se um dos maiores setores econômicos e de mais rápido crescimento do
mundo. Por outro lado, os comportamentos das pessoas numa viagem, os respetivos fatores
que influenciam a reserva da sua estadia, e os serviços e características dos hotéis que os
clientes mais valorizam estão em evolução, criando novas oportunidades a serem exploradas.
O Grupo Pestana, principal cadeia hoteleira portuguesa a nível internacional, ampliou o
seu portfólio e anunciou em 2016 o lançamento da sua nova marca: Pestana CR7 Lifestyle
Hotels. Um universo cujas unidades hoteleiras são baseadas num conceito de boutique e num
estilo de vida contemporâneo onde o objetivo é a afirmação dessas unidades como
trendsetters nas localizações de prestígio onde se encontram, para atrair o viajante moderno
Millennial. É uma JointVenture entre o Grupo Pestana e Cristiano Ronaldo, que em parceria
desenvolveram o conceito da marca inspirado no conjunto de valores e personalidade de
Cristiano Ronaldo alinhados à experiência de serviço do Grupo Pestana.
O caso de estudo proporciona uma visão geral da identidade e posicionamento da marca
Pestana CR7, bem como o espectro do setor do turismo e hotelaria. Neste caso, o projeto visa
aprofundar conceitos de Marketing e Branding especificamente aplicados ao campo do
turismo sobre um conceito de marca hoteleira. Mais precisamente, ampliará o conhecimento
sobre o Grupo Pestana e a marca CR7, enquanto introduz o meio envolvente onde a marca
Pestana CR7 está inserida, a fim de aplicar conhecimento acadêmico num verdadeiro caso
prático para futuro interesse acadêmico.
en
Tourism is an attractive market segment in expansion and continues to show diversity,
turning out one of the largest fastest-growing economic sectors in the world. On the other
hand, travel behaviors, factors that influence accommodation booking, the hotel services and
features that guests value the most about are evolving which creates new opportunity to be
explored.
Pestana Group, major international Portuguese hotel chain, enlarged its portfolio and
announced in 2016 the launch of its new brand: Pestana CR7 Lifestyle Hotels. A universe in
which hotel units are based on a contemporary boutique lifestyle concept where the purpose is
the affirmation of these new units as trendsetters in their prestigious locations to appeal to the
modern-day Millennial traveler. A JointVenture between Pestana Group and Cristiano
Ronaldo which developed as associates the brand concept inspired by the set of values and
personality of Cristiano Ronaldo aligned with Pestana Group service experience.
The case study provides an overview of Pestana CR7 brand identity and positioning as
well as the spectrum of the tourism and hospitality sector in order to apply academic
knowledge to a real practical case study for future academic interest.
In this case, the project aims to provide concepts of Marketing and Branding specifically
applied to the tourism field, mainly to a hotel brand concept. More precisely, it will amplify
the knowledge about Pestana Hotel Group and CR7 brand, while it introduces the
environment in which Pestana CR7 is perceived.
The main goal was collect insights, reactions, and expectations from Millennials about the
implementation of a Lifestyle Hotel concept and understand the unique value proposition of
the brand Pestana CR7 in order to analyze the essence of the brand and test concept and target
compatibility.