Título
Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
Autor
Lopes, Maria Torres
Resumo
pt
A dissertação centra-se nas práticas de Educação Patrimonial em Portugal no período
compreendido entre 1974 e 1985. Tendo em conta que este período foi de intensas mudanças
estruturais e políticas, importa perceber quais foram as dinâmicas de Educação Patrimonial
aplicadas no contexto.
A Educação Patrimonial integra-se no conjunto de práticas de Interpretação Patrimonial,
e como tal, procura conhecer, explorar e divulgar o Património local e valorizar as suas
potencialidades. Procura também criar uma ligação com o público, de modo a estimular o
espírito crítico e a vontade de aprender. Posto isto, importa perceber em que padrões é que foi
aplicada na época, tendo em conta que atualmente estes mesmos moldes ainda não se
encontram plenamente definidos no quadro legislativo nacional.
A investigação parte de uma abordagem teórica aos conceitos e metodologias e explora as
suas imbricações práticas, destacando os projetos desenvolvidos em Portugal.
en
The dissertation focuses on practices of Heritage Education in Portugal, in the period between
1974 and 1985. Considering that this period was one of intense structural and political changes,
it’s important understand what was the dynamics of Heritage Education applied in the context.
The Heritage Education is integrated in the set of Heritage Interpretation practices, and as
such, it seeks to know, explore and divulge the local Heritage and value its potentialities. Its
also search to create a connection with public, in order to stimulate critical spirit and will to
learn. Having said this, its important understand the patterns that were applied at the time,
although, these same patterns are not yet fully defined in the national legislative framework.
The research starts from a theoretical approach to concepts and methodologies and
explores their practical implications, highlighting the projects developed in Portugal.