Título
Information system to manage the evaluation of employees' performance in a preschool: a prototype in development
Autor
Sousa, Ana Rita Bernardo
Resumo
pt
Na educação, os professores são um dos componentes mais importantes para o sucesso. Mais
do que isso, os professores são antes de mais pessoas, e como quaisquer pessoas, têm os seus
pontos fortes e pontos fracos. Um processo de avaliação de desempenho pretende capturar as
falhas e usar essa informação para melhorar, consistentemente, a qualidade do serviço prestado
pelos profissionais. Numa tentativa de alcançar um progresso positivo, trabalhámos com um
jardim-de-infância português para informatizar um processo de avaliação de desempenho para
todos os seus profissionais. O grande objectivo desta dissertação é assim suportar a
implementação deste processo, com a proposta e desenvolvimento de um modelo de Sistema
de Informação (SI) que possa auxiliar os órgãos de gestão do jardim-de-infância a compreender
o que se passa, e o que precisa de ser ajustado, de modo a fornecer um melhor serviço às
crianças. Para atingir este objectivo, foi feita a modelação do sistema e desenvolvido um
protótipo do SI, posteriormente testado com os utilizadores finais, utilizando dados reais. Estes
testes permitiram o ajuste e melhoramento do SI, especialmente devido ao facto de o universo
de utilizadores deste SI não estar acostumado a utilizar computadores. Por esta mesma razão,
outro objectivo fulcral para esta dissertação é o desenvolvimento de um sistema com uma
interface o mais simples e organizada possível, de modo a que todos os utilizadores finais o
possam utilizar sem dificuldade.
en
In education, teachers are one of the most important components in achieving success. More
than that, teachers are first of all people and, like any person, they have their own strengths and
weaknesses. A performance evaluation process is intended to capture their flaws, and use that
information to consistently improve the quality of the service provided by these professionals.
In an attempt to achieve a positive progress, we worked with a Portuguese preschool to
implement a performance evaluation process to all its employees. The end goal of this
dissertation is to support the implementation of this process with the proposal and development
of an Information System (IS) model that can assist the preschool’s management in
understanding what is going well and what needs to be adjusted, in order to provide a better
service to the children. In order to achieve this goal, the system was modelled and developed
into a prototype that was then tested by the end-users using real data. These tests allowed for
adjustments and improvements of the IS, especially since the universe of users are not
accustomed to working with computers. For this reason, another important goal of the
dissertation is to develop a system with the most simple and organized interface possible so
that all end-users can easily take advantage of it.