Título
Communication plan for Samsung Galaxy A 2017 edition: how to communicate for millennials
Autor
Castro, Inês Moreira Correia de
Resumo
pt
O mercado dos "smartphones" tem aumentado todos os anos com crescentes inovações.
Este mercado é impulsionado por tecnologia, em que os produtos são criados antes que os
consumidores os considerem uma necessidade. O desenvolvimento de smartphones baseia-se
nas possíveis futuras necessidades dos consumidores e, portanto, as empresas que melhor
projectam estas necessidades nas tecnologias e nos serviços do futuro serão os líderes da
indústria.
À medida que o mercado fica cada vez mais saturado, o consumidor depara-se com uma grande
variedade de oferta e as marcas lutam para se diferenciar entre elas. Posto isto, o foco será o
desenvolvimento de um Plano de Comunicação inovador para a nova edição de 2017 do
"Samsung Galaxy A". O objetivo principal deste projeto é aumentar o conhecimento do produto
criando um vínculo emocional entre os consumidores e a marca e, por fim, impulsionar as
vendas.
A revisão de literatura baseia-se em artigos académicos onde os temas principais são: geração
"Millennials" e comportamento de compra do consumidor. Foi realizada uma análise externa e
interna, para compreender melhor a indústria de "smartphones" e a "Samsung" como empresa. Além
disso, foi definido e estudado o target de forma a compreender mais aprofundadamente a sua
relação e interação com as marcas de "smartphones". Finalmente, depois de definir os objetivos
de comunicação, foi desenvolvido um plano específico, orçamento e resultados para cada ação.
en
The smartphone's market has been growing every year with increased innovations. This is a
technological push driven market where products are created ahead the recognition of consumer
needs. Smartphone development is based on consumers' possible future needs and so those
companies with the best hunch in technologies and services of future will be the leaders in this
industry.
As the market has become more saturated, the consumer faces himself with a wide variety of
offers, and so brands are struggling to differentiate among the others. Hereupon, the focus will
be in developing an innovative Communication Plan for the new "Samsung Galaxy A 2017
edition". The main goal of this project is to increase product knowledge by creating an emotional
link between the consumers and the brand and ultimately to drive sales.
The literature review is based on academic articles concerning were the main subjects are:
millennial generation and consumer buying behavior. It was conducted an external and internal
analysis, to better understand the smartphone industry and "Samsung" brand as a company.
Furthermore, the target was defined and studied to understand more deeply their connection,
affinity and interaction with the smartphone brands. Finally, after defining the communications
goals, a plan with specification, a budgeting and results was developed, by for each action.