Título
Programa de formação por competências: numa PME do setor da restauração
Autor
Poças, Cátia Sofia Lages
Resumo
pt
É hoje indiscutível o papel fundamental que a gestão de recursos humanos assume enquanto
parceiro estratégico das organizações e criador de vantagem competitiva sustentável. A força
de trabalho é mais especializada, mais criativa e com maior know-how, o que implica uma
crescente sofisticação das práticas de recursos humanos. Especificamente em relação à
formação e desenvolvimento, esta é vista como um importante veículo de investimento e
valorização, quer para o trabalhador, quer para a organização. A gestão da competência
individual e coletiva é a chave de antecipação permanente da organização às exigências do
ambiente envolvente. Deste modo, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e
implementação de um programa de formação segundo um modelo de competências e adaptado
à realidade de uma pequena-média empresa que atua no setor da restauração. Este setor vive
atualmente grandes desafios derivados não só à grande oferta e consequente maior exigência
dos clientes mas também pelo facto de ter mão de obra intensiva e com um baixo nível de
qualificações. Tais factos fundamentam a necessidade de aumentar o nível de qualificações dos
recursos humanos e o papel fulcral que estes têm na adoção de modelos de gestão que permitam
responder às novas exigências do mercado. Para a prossecução dos objetivos do projeto,
recorreu-se a uma metodologia centrada no estudo de caso de enfoque qualitativo, recorrendo
por isso a técnicas de recolha de dados como a análise documental, a observação e as entrevistas
que serviram de base ao desenho e implementação do programa.
en
Is undeniable the crucial role that human resources management plays today as a strategic
partner of organizations and a creator of sustainable competitive advantage. The workforce is
more specialized, more creative and with a bigger know-how, which implies a grower
sophistication of human resources practices. Specifically in relation to training and
development, this is seen as an important vehicle of investment and valorization, either for the
worker and for the organization. The management of individual and collective competence is
the key of the permanent anticipation of the organization to the requirement of surrounding
environment. Therefore, this project aims the development and implementation of a training
program according to a competence model and adapted to the reality of a small-medium
company that acts in the restaurant sector. This sector is currently facing major challenges, not
only due to the large offer and consequent higher requirement of the customers, but also because
it has labor intensive and with a low level of qualifications. Such facts justify the need of raise
the level of qualifications of human resources and the central role they play in the adoption of
management models that allow to respond new market requirements. For the pursuit of project
objectives, resorted to a methodology focused on the case study of a qualitative approach using
data collection techniques such as documentary analysis, observation and interviews which
served as the basis of the design and implementation of the program.