Título
The relation between resistance to change and creativity: the mediating effect of participation and work engagement in a portuguese business context
Autor
Ramos, Ana Catarina da Silva
Resumo
pt
Este estudo pretende investigar a relação entre a resistência à mudança e a criatividade num
contexto de mudança do mercado português. A resistência à mudança é representada por
quatro dimensões que a juntas a caracterizam: procura de rotina, reação emocional, foco de
curto-prazo e rigidez cognitiva.
O principal objetivo desta investigação é compreender se aquela relação de facto existe e
como é que esta é influenciada por mediadores como a participação e o compromisso com a
empresa. Para testar isto, foi utilizado um projeto de redesenho físico do escritório de uma
empresa real do mercado financeiro Português. Os empregados dessa mesma empresa
colaboraram neste estudo contribuindo para as conclusões apresentadas mais à frente.
De acordo com a análise deste estudo, as conclusões indicam que a participação não se
verificou como mediadora da relação entre a resistência à mudança e a criatividade apesar
de estar relacionada com a criatividade. Por outro lado, o compromisso com a empresa
verificou-se como sendo um mediador da relação entre a resistência à mudança e a
criatividade ao mesmo tempo que está relacionado com a criatividade.
en
This study aims to understand the relation between resistance to change and creativity in a
changing context of the Portuguese business setting. Resistance to change is represented in
by four dimensions that together assess the level of resistance: routine seeking, emotional
reaction, short-term focus and cognitive rigidity.
The main goal of this research is to comprehend if that relation exists and how it is affected
by mediators such as participation and work engagement. To test this, an office redesign
project of a real company from the Portuguese financing market was used. Their employees
cooperated with this study contributing to the conclusions presented further on.
According to the analysis done on this study, the findings indicate that participation was not
found to mediate the relation between resistance to change and creativity even though it
was proved to be related to creativity. On the other hand, work engagement was found to
mediate that same relation while also being related to creativity.