Título
Vivafit: a women-only fitness concept analysis of the internationalization process
Autor
Carlos, Beatriz Pinto
Resumo
pt
A globalização é um fenómeno recente que está a impulsionar exponencialmente a
interdependência de mercados. Para acompanhar esta tendência, as empresas são obrigadas
a expandir as operações pelas mais diversas razões. No entanto, a internacionalização é um
passo desafiante na vida de uma empresa, sendo muitas vezes adiado por não se saber por
onde começar.
Embora a pesquisa em negócios internacionais tenha crescido ao longo da tendência da
globalização, existe falta de informações práticas que possam ajudar empresas Portuguesas
com menos conhecimento na área a levar o seu negócio para o exterior.
De forma a tentar providenciar essas informações práticas, comecei por selecionar uma
empresa portuguesa que tenha atualmente operações no exterior e, posteriormente, analiseia. Assim, para essa análise, realizei duas entrevistas e pesquisei artigos sobre a empresa de
modo a obter todas as informações necessárias, incluindo várias teorias e modelos
desenvolvidos por académicos abordadas na temática da internacionalização de empresas.
Após relacionar as abordagens teóricas com o caso real da Vivafit, identifiquei os pontos
mais fortes e mais fracos do processo de internacionalização da mesma. Por fim, utilizei
essa informação como base para criar um modelo prático que possa ajudar as empresas
portuguesas a expandir seus negócios da forma mais eficaz e eficiente.
en
Globalization is a recent phenomenon that is pushing markets’ interdependency
exponentially. To keep up with this trend, businesses are forced to expand operations due to
diverse reasons. However, internationalization is a challenging step for the life of a
business and this, many times, is retained by not knowing where to start.
Although the research in international business has been growing along the globalization
process, I found a lack of practical information that can help companies with little
knowledge on the topic to take their companies abroad.
As an attempt to provide this practical information to other Portuguese companies, I started
by identifying one that currently has operations abroad and therefore analysed it. For this
analysis, I conducted two interviews and researched articles about the company in order to
obtain all the necessary information, as well as collected several theories and models
developed by academics considered in international business studies. After connecting
theoretical approaches to this real case, I was able to identify the stronger and weaker
points of the internationalization process carried out by the company. Therefore, as a result,
I used this information as a basis to create a practical framework that may help Portuguese
companies to expand their businesses