Título
Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
Autor
Rosado, Ana Cláudia Nabiça
Resumo
pt
Os sistemas de avaliação da performance ganharam protagonismo a partir da década de
90. Surgiram nas empresas e na literatura científica e empresarial vários modelos, entre
os quais o Balanced Scorecard, o sistema que conquistou uma posição de relevo nas
práticas da gestão organizacional.
O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um Balanced Scorecard
numa pequena e média empresa, que atua na indústria de refrigeração. Para tal, realizouse um diagnóstico ao ambiente interno e externo da entidade, de forma a determinar as
suas particularidades e as do mercado onde se insere; identificar os fatores críticos de
sucesso; aperfeiçoar e analisar aspetos estratégicos como a missão, visão e objetivos;
selecionar os indicadores de performance mais adequados à avaliação do desempenho da
empresa, examinando a sua monitorização e mensuração; e definir as iniciativas
estratégicas mais adequadas à concretização dos objetivos.
Divulga-se ainda a ausência de contabilidade analítica nesta pequena e média empresa e
analisa-se o impacto real e a importância de um sistema como o Balanced Scorecard
nesse tipo de empresas.
Este projeto segue uma metodologia qualitativa e o método de investigação escolhido é o
estudo de caso. Os métodos de recolha de informação centram-se na observação direta,
nas entrevistas realizadas aos responsáveis e a alguns dos colaboradores da empresa e nos
documentos fornecidos pela mesma.
O contributo prático deste estudo é a criação de uma ferramenta que, não só reorganiza e
clarifica a estratégia e os respetivos objetivos da empresa, como também ajuda na sua
comunicação a toda a organização e respetivos interessados. Além disso, estimula a
mudança e permite interligar os objetivos do sistema de qualidade seguido pela empresa
com os objetivos definidos para o BSC.
en
From the 90’s several performance measurement systems started to appear, however it is
the Balanced Scorecard that stands out.
The purpose of this work was the formulation of a BSC in a small and medium-sized
enterprise that operates in the cold-refrigerator industry. To achieve this purpose, the
following steps were taken: an internal and external environment study of the company;
critical success factors were identified; the mission, vision and goals were analysed and
improved; the most suitable performance indicators to evaluate the performance of the
company were selected and the best strategic initiatives to achieve the intended objectives
were defined.
Additionally, it is shown that management accounting is lacking in the structure of SME’s
and an analysis of the real impact and importance of a new management System like the
BSC in SME’s.
A qualitative methodology was used to conduct the research, supported on a case study.
Data were collected from direct observation, tape-recorded interviews and documentation
provided by the company.
In practice the value of this study is the conception of a BSC that reorganizes and clarifies
both the strategy and the objectives of a company as well as helping the company
communicate these to everyone in the organisation. Furthermore, BSC stimulates change
in the company and allows a link between the quality system objectives and the objectives
defined to the BSC