Título
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
Autor
Giga, Ondina Maria Ganito
Resumo
pt
O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no
norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da
Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser
implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela
ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto
económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de
caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para
ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a
alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as
perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que
contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das
raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de
residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento
prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com
os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de
tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram
relevância neste estudo.
en
The paper focuses on the factors that influence girls' dropout in northern Mozambique, analyzing
quantitative and qualitative data. It is a case study of Anchilo Secondary School in the north of
the country, Nampula Province, where a program (Programa Futuro Maior) for the awarding of
scholarships by NGO Helpo has been implemented. Northern Mozambique has its own
particularities based on its economic, geographical and social context, so the existing knowledge
of characterization of girls' dropout at national level needs validation to be applied here. Individual
interviews and focus groups were conducted with teachers, students, parents, and government
representatives in an attempt to understand each group's perceptions of girls' dropout and
contributing factors. The study confirmed the disadvantages of girls 'access to education by
identifying institutional factors (eg distance from school to families' place of residence), cultural
factors (eg those related to early marriage and teenage pregnancy and lack of family support)
and factors related to gender roles and future expectations for girls that influence girls and
families' decision making. Economic factors were not relevant in this study.