Título
Modelo de gestão de performance com base nos princípios do balanced scorecard: aplicado à Direção de Produção da RTP
Autor
Ventura, Inês Valada Ferreira
Resumo
pt
A televisão, que teve a sua primeira emissão experimental em 1930, transformou o mundo
num palco de expansão daquele que viria a ser um dos maiores negócios no sector dos "media".
O decorrer da história trouxe a massificação e o jornalismo e entretenimento tornaram-se
palavras de ordem dentro daquela que seria a caixa com maior impacto na humanidade.
O digital no embalo da globalização veio revolucionar todo este paradigma, permitindo que a
imprevisibilidade se instalasse no universo dos "media" e com ela se apresentassem novos
desafios. A capacidade de aprendizagem e adaptação da humanidade não foi tão célere quanto
esta mudança e os desafios foram crescendo de forma exponencial.
Neste sentido, e considerando a alteração dos modos de produção como uma das alterações
cruciais que surgem neste clima de mudança, torna-se indispensável colocar o olho clínico
sobre a atividade produtiva das organizações, monitorizando-as de forma a antecipar decisões
e assim propor novos caminhos de concretização dos objetivos estratégicos. A RTP, como
concessionária de serviço público de televisão e rádio em Portugal, deverá ser alvo desta
monitorização de modo a acompanhar as tendências de forma eficiente e sustentada.
O presente projeto surge com o objetivo de revisitar indicadores de monitorização da
atividade produtiva da RTP e propor novas medidas de performance tendo por base o projeto
estratégico definido para a mesma e considerando os princípios subjacentes à construção de
um "balanced scorecard".
en
Television had its first experimental transmission in 1930, transforming the world in a stage
for the expansion of what would come to be one of the major businesses in the media sector.
Massification came throughout the history and with it journalism and entertainment became
key concepts inside the box that would have the biggest impact on humanity.
Brought with globalization, the digital era came to revolutionize this paradigm, allowing that
unpredictability settled in the media’s universe and with it new challenges arose. The learning
and adaptation capacity of humankind were not as fast as this transformation however
challenges remain in an exponential curve.
Hereof, and considering the switch in the production modes as one of the most crucial
alterations brought out by this changing environment, becomes indispensable to observe
closely the productive activity of organizations, monitoring them in order to predict decisions
and propose new paths to achieve the strategic goals. RTP, as the public service broadcaster
of television and radio in Portugal, should be target of monitorization and therefore follow the
tendencies efficiently and in a sustained manner.
This project emerges with the objective of revisiting performance indicators of the productive
activity of RTP and propose new measurements based on the strategic project defined for the
company, and considering the main principles underlying to the development of a balanced
scorecard.