Título
Gestão do conhecimento na Agência de Inovação, S.A.
Autor
Alves, Nuno Miguel de Oliveira
Resumo
pt
O presente projeto empresa visa analisar o estado da Gestão do Conhecimento na
Agência Nacional de Inovação, S.A., uma empresa privada detida a 100% por organismos do
estado. Esta análise servirá para estruturar um plano de implementação de iniciativas de Gestão
do Conhecimento que visem a melhoria desta gestão, com vista a permitir que a organização
consiga utilizar o conhecimento como fonte de criação de valor na sua atividade. Para o efeito,
foi efetuado um diagnóstico através de dois focus groups, foi realizado um levantamento do
estado dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação e das iniciativas de Gestão de
Conhecimento já existentes na ANI. Os resultados deste diagnóstico revelaram uma
organização a dar os primeiros passos na Gestão do Conhecimento, com processos poucos
estruturados para a partilha e armazenamento de conhecimento, demonstrando também falta de
sistemas informáticos de suporte à mesma, ausência de momentos para socialização, aversão
ao risco e ausência de um sistema de estímulo à partilha de conhecimento entre pessoas. Com
base nestes resultados, foi encontrada uma estratégia e uma visão para a gestão do
conhecimento, adotada uma framework que guia as iniciativas e Gestão do Conhecimento,
foram desenvolvidas iniciativas que visam colmatar estas fraquezas, traduzidas num plano de
implementação, incluindo ainda recomendações para a melhoria de iniciativas de Gestão do
Conhecimento já em prática na ANI.
en
This project aims to analyse the status of Knowledge Management at Agência Nacional
de Inovação, S.A., a private company fully owned by state organizations. This analysis serves
as a basis for developing Knowledge Management initiatives, contained in an implementation
plan, which will improve the aforementioned management, enabling the organization to explore
knowledge as an asset for delivering value to its activities. For that purpose, a diagnosis was
performed with two focus groups, information and communication technologies were assessed
and Knowledge Management initiatives undergoing at ANI were studied. The results from the
diagnostic revealed an organization taking its first steps towards Knowledge Management,
revealing some unstructured processes for knowledge sharing and storage, lack of a supporting
information and communication system in place for Knowledge Management, lack of space for
socialization, risk aversion, and no process for stimulating knowledge sharing amongst
individuals. Based on these results, a strategy and vision for Knowledge Management was
developed, a guiding framework for initiatives and Knowledge Management was adopted,
initiatives that aim to improve the gaps that were found were developed and contained within
an implementation plan that also includes some recommendations for improving Knowledge
Management initiatives already in place at ANI.