Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

A eficácia de estratégias de employer branding aplicadas no setor do IT no processo de retenção de colaboradores millennials

Autor
Serralheiro, Joana Rita Duarte
Resumo
pt
Na sequência do desenvolvimento do setor das Tecnologias de Informação, em simultâneo com os desafios que as empresas têm vindo a enfrentar com a nova força de trabalho, a geração Millennial, surge a necessidade de investirem em estratégias com o objetivo de se destacarem e diferenciarem perante a concorrência do mercado a nível global. O presente estudo tem como foco analisar a eficácia das estratégias de Employer Branding implementadas em empresas do setor das TI associadas ao processo de retenção de colaboradores da geração Millennial. Para a investigação de abordagem exploratória e de natureza qualitativa, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais da área de Recursos Humanos em 4 organizações, inseridas no setor das TI em Portugal. O modo de entrevista adotado revelou-se vantajoso na medida em que proporcionou margem para respostas mais concretas, possibilitando também aprofundar o conhecimento no que respeita aos temas inerentes ao estudo, nomeadamente a importância das técnicas de Employer Branding e do processo de retenção de colaboradores Millennials do ponto de vista dos profissionais do departamento de Recursos Humanos. Consciente de que a retenção de colaboradores se trata de um processo a longo prazo, esta prática envolve dedicação e esforço de duas partes. Por isso, encontra-se simultaneamente dependente do trabalho diário dos líderes de equipas, como e também está alicerçado no trabalho da equipa de Recursos Humanos. Tendo em conta a pergunta de partida como fio condutor desta investigação, procurou então destacar-se o papel crucial deste segundo interveniente na retenção de colaboradores nas empresas.
en
Following the development of the Information Technology sector, simultaneously with the challenges that companies have been facing with the new workforce, the millennial generation, emerges a need to invest in strategies with the aim of standing out and differentiating themselves before global market competition. The present study focuses on analyzing the effectiveness of Employer Branding strategies implemented in companies in the IT sector associated with the employee retention process of the millennial generation. For the investigation of an exploratory approach and qualitative nature, semi-structured interviews were carried out with Human Resources’ professionals in 4 organizations, inserted in the IT sector in Portugal. The interview mode used revealed the advantage of measuring the extent to which it provides scope for more concrete responses, also making it possible to deepen the knowledge in regards to the themes inherent to the study, especially the importance of the employer's brand techniques and the selection process of millennials point of view of professionals in the Human Resources department. Aware that employee retention is a long-term process, this practice involves dedication and effort by two parties. Therefore, it is simultaneously dependent on the daily work of the team leaders, as it is also based on the work of the Human Resources team. Bearing in mind the starting question as the guiding thread of this investigation, it then sought to highlight the crucial role of this second player in retaining employees in companies.

Data

15-dez-2020

Palavras-chave

Human resources
Information technology
Recursos humanos
Employer branding
Tecnologia da Informação
Millennials
Práticas de retenção
Retention practices

Acesso

Acesso livre

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