Teses e dissertações

Mestrado
Arquitetura
Título

Analogia, tipologia e poesia: descodificação de um processo de projeto. A Vila de Alenquer e o Teatro Damião de Góis

Autor
Brito, Mariana Alves Pratas
Resumo
pt
A leitura do livro "Autobiografia científica (1981) de Aldo Rossi, oferece a oportunidade para recolocar em cima da mesa a pertinência das questões da memória e da analogia no pensamento arquitetónico e no processo projetual contemporâneo. A descodificação do conjunto infi ndável de memórias e referências subjacentes aos projetos de Rossi, que constituem a sua base de trabalho teórico-prática, conduz ao assunto da tipologia e dos tipos em arquitetura, abordado em particular no artigo "On Typology" (1978) de Rafael Moneo. No contexto português, o repescar das questões sensíveis e do tema da memória por parte dos arquitetos no período pós-25 de abril de 1974, em particular o trabalho poético do arquiteto Álvaro Siza, é desenvolvido a partir da leitura do livro "Profissão Poética" (1988) de Kenneth Frampton. A compreensão do tempo presente, a partir desta e de outras questões que surgem no período pós-moderno na Europa (anos 60, 70 e 80), posteriormente relevantes em Portugal, é tida como ferramenta de operação sobre o território contemporâneo, trabalhado em particular na vertente prática projetual: a vila de Alenquer. Servindo de suporte para reflecção e operação no tempo presente, o centro da vila de Alenquer é o local de desenvolvimento do Teatro Damião de Góis. Este novo equipamento público, que aproveita o lugar do atual auditório da vila - que não serve devidamente -, propõe-se como agente fundamental para revitalizar este território e combater o seu progressivo abandono.
en
Reading Aldo Rossi's book "A Scientific Autobiography" (1981) offers the opportunity to recover the importance of the matters related with memory and analogy on architectural thought as well as the contemporary design process. The decoding of the endless set of memories and references underlying Rossi's projects, which constitute his theoretical-practical work base, leads to the subject of typology and types in architecture, particularly addressed in Rafael Moneo's article "On Typology" (1978). In the Portuguese context, the recovery of sensitive issues and the theme of memory by the architects in the post-25 April 1974 period, especially the poetic work of the architect Álvaro Siza, is developed through the reading of Poetic Profession (1988) by Kenneth Frampton. The understanding of the present time, from this and other questions that arise in the postmodern period in Europe (60s, 70s and 80s), later relevant in Portugal, is considered as an operation tool on the contemporary territory, worked in particular in the practical project: the Alenquer village. Serving as a basis for reflection and operation in the present time, Alenquer’s center is the place for the development of Teatro Damião de Góis. The new public equipment aims to take the place of the current village’s auditorium, which does not serve it properly, and is proposed as a fundamental agent to revitalize this territory and try to fight against its progressive abandonment.

Data

21-mar-2019

Palavras-chave

Criatividade
Arquitetura contemporânea
Trabalho de projeto
Memória
Memory
Theater
Analogia
Analogy
Trabalho prático
Alenquer - Lisboa
Rossi, Aldo
Moneo, Rafael
Siza, Álvaro
Poetry

Acesso

Acesso livre

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