Título
A Netflix e as novas formas de fruir e consumir os conteúdos televisivos em Portugal
Autor
Matos, João Miguel Pereira de Lacerda
Resumo
pt
A criação de serviços de streaming e a difusão de conteúdos televisivos através da
internet é a mais recente revolução na forma como os consumidores se relacionam com
conteúdos televisivos. O espectador tem agora a possibilidade de escolher os conteúdos
que quer ver, quando quer ver, como quer ver e em que plataforma quer ver. A Netflix foi
o primeiro desses serviços a chegar a Portugal.
Começando por fazer uma súmula das análises já efetuadas sobre o efeito da
Netflix e de outros servidores em países como os Estados Unidos para encontrar as
principais características destes serviços e a forma como já estão a mudar a maneira como
nos relacionamos com o televisor e a forma como vemos conteúdos televisivos,
procuramos perceber se a tendência de mudança também se aplica no caso de Portugal.
Através de um questionário e de entrevistas presenciais a 20 agregados domésticos
com Netflix procurou-se esboçar o perfil de dieta televisiva dos assinantes deste serviço e
a forma como os seus hábitos de consumo de televisão evoluíram desde que são clientes e
utilizadores do streaming. Também se avaliou a forma como nestes agregados se fez a
transição da televisão clássica para uma forma de ver televisão que já não depende de
uma única plataforma – o televisor – e que já não está dependente de horários, grelhas de
programação e periodicidade de exibição, tal como acontecia anteriormente.
Os resultados demonstram que a Netflix está a mudar não só a forma como a
televisão é percepcionada nos agregados domésticos dos participantes e como a sua
importância enquanto ecrã primordial de visionamento parece ter mudado em definitivo,
seguindo a tendência mundial, mas também como as dietas televisivas estão a ser
alteradas, com a procura de maior qualidade estética e narrativa nos conteúdos
televisivos, em detrimento de conteúdos com menos valores de produção, que são
oferecidos pela televisão linear.
A forma como a Netflix está a entrar nos hábitos dos consumidores de televisão
portuguesa e as mudanças que está a originar servem de ponto de partida para uma
análise mais vasta sobre a possibilidade de evolução do mercado televisivo e de produção
de conteúdos em Portugal e das possíveis medidas que podem ser tomadas para resgatar
uma faixa crescente do público português que abandonou o visionamento dos canais de
televisão portugueses em favor das plataformas de streaming.
en
Streaming tv contents through the internet and the birth of streaming providers are the
latest revolutions in the way we consume and relate with television. The viewer now has
the ability to choose which content he wants to watch, when he wants to watch it, how he
wants to watch it, and in which screen he wants to view it. Netflix was just the first of
those providers to arrive in Portugal and it’s making a difference.
We start on the shoulders of those who have already analysed the effects of Netflix and
other providers in big countries like the United States to find the main characteristics of
thoses services and how they are already changing the way we concept and relate with
the tv set and the tv watching and we try to find out if in Portugal the tendency is the
same.
Questioning and interviewing a universe of 20 households with Netflix, a profile of
the television diets of consumption was drawn, characterizing the ways these households
consume tv contents and the way these consumptions have evolve since the arrival of
Netflix. The transition from classic TV viewing to a viewing that does not depend on a
single platform – the tv set – and is not regulated by schedules, days of showing and TV
programming was also monitored.
The results show that Netflix is changing not only the way TV is perceived in
participants’ households and how its importance as the primordial view screen has
definitely changed, following the global tendency, but also that the TV diets are being
altered, with viewers looking for quality, both in narrative and in aesthetic, and
penalizing linear TV contents with less production values.
The way Netflix is entering in the Portuguese tv consumption habits and the
changes it is originating in the consumers market is the base for a broader analysis about
the evolution of the tv broadcasting and tv contents production of Portuguese markets and
what can be done to recover a part of the population who is leaving classic TV and not
coming back.