Título
A representação do espaço doméstico da cozinha na Revista Panorama e na Revista Arquitectura (1941-1950)
Autor
Contente, Joana Rita da Silva
Resumo
pt
O século XX foi marcado por inúmeros acontecimentos importantes para a história mundial
e, consequentemente, para a história da Arquitetura. Os efeitos subsequentes motivados pelos
conflitos bélicos e, anteriormente, pela revolução industrial, proporcionaram aos arquitetos e arquitetas uma nova conceção de arquitetura, apostando numa nova era de pensamento, que quebrava com os ideais anteriormente estabelecidos.
A arquitetura moderna reflete os novos modos de habitar a casa e a importância de conceber a arquitetura, adequada ás inúmeras condições essenciais para uma vida sã. A iluminação,
a ventilação, assim como, as noções de espaço suficiente e salubre, caracterizavam-se como
princípios fundamentais do novo pensamento arquitetónico, onde a presença da mulher como
pensadora e criadora, concebia uma nova arquitetura, idealizada de dentro para fora. Esta nova
arquitetura emergente no século XX, reflete-se, no presente ensaio, no espaço doméstico da
cozinha e na sua representação em publicações periódicas nacionais.
Primeiramente são abordadas três arquitetas, Lilly Reich, Margarete Schütte-Lihotsky e
Charlotte Perriand, e as suas três propostas de cozinhas mínimas modernas, que resolviam de
formas distintas as necessidades emergentes da população e da nova condição do habitar, assim como, do novo estatuto da mulher na sociedade daquela época. Posteriormente e tendo por
base a análise da conceção das cozinhas modernas, relaciona-se a sua representação com a
representação espacial das cozinhas em contexto português, expostas em duas revistas distintas, a Revista Portuguesa de Arte e Turismo, Panorama e a Revista de Arte e Construção, Arquitectura, entre 1941 e 1950. A Revista Panorama, distingue-se pelo seu conteúdo popular,
doutrinário e divulgador dos feitos do regime do Estado Novo, tendo sido a sua edição realizada pelo Secretariado da Propaganda Nacional, SPN, a entidade de comunicação do Estado. Contrariamente, a Revista Arquitectura caracteriza-se pelo seu conteúdo técnico, apresentando nos
seus artigos projetos de arquitetura variados, nacionais e internacionais, transmitindo aos leitores
e arquitetos, exemplos e pormenores de obras realizadas ou por realizar naquele período.
Deste modo, são analisados e comparados elementos referentes à representação do espaço doméstico da cozinha, enquanto qualidade de informação fotográfica, textual e publicitária,
objetivando compreender as características do espaço da cozinha nacional, assim como, o que
eram e, como eram publicadas as várias referências nacionais, naquela época.
en
The 20th century was marked by countless important developments in the world history and,
consequently, in the history of Architecture. The subsequent effects motivated by the warlike
conflicts and, previously, by the industrial revolution, provided architects with a new conception
of architecture, unveiling a new era of thought, which broke with the previously established ideals.
Modern architecture reflects the new ways of inhabiting a home and the importance of
designing architecture, suited to the many essential conditions of a healthy life. Lighting,
ventilation, and notions of sufficient and salubrious space were characterized as fundamental
principles of a new architectural thought, where the presence of women as the brain and creativity
behind it, conceived a new architecture, idealized from the inside out. This new architecture
emerging in the 20th century is reflected, in this essay, in the domestic kitchen space and its
representation in periodical national publications.
First, a close look into three female architects, Lilly Reich, Margarete Schütte-Lihotsky and
Charlotte Perriand, and their proposals for modern and minimal kitchens, which differently dealt
with the emerging needs of the population, with the new condition of inhabiting and with the new
acquired status of women at the time. Subsequently, and based on the analysis of the conception
of modern kitchens, we will related it with its representation within the spatial representation of
kitchens in a Portuguese context, exhibited in two distinct magazines, the Revista Portuguesa de
Arte e Turismo, Panorama and the Revista de Arte e Construção, Arquitectura, between 1941
and 1950. The Panorama magazine is distinguished by its popular, doctrinal and informative
content of the achievements of the Estado Novo regime, and its edition was carried out by the
Secretariado da Propaganda Nacional, SPN, the state communication entity. In contrast, the Arquitectura magazine is characterized by its technical content, presenting in its articles multiple
architectural projects, national and international, which enlightened the readers and architects,
with examples and details of works constructed or to be constructed in that period.
In this way, elements related to the representation of the domestic kitchen space are
analysed and compared, with respect to the quality of photographic, textual and advertising
information, aiming to understand the characteristics of the national kitchen space, as well as,
what they were and how the various national references were published at that time.