Título
Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser mindfulness e do burnout na perceção de indisciplina
Autor
Cabido, Sofia Santos
Resumo
pt
A profissão docente inclui um vasto conjunto de conhecimentos, competências, estratégias e
atitudes fulcrais para o desempenho da atividade (Soares & Cunha, 2010), embora estejam
permanente submetidos a situações stressantes no seu quotidiano (desde todo o trabalho
burocrático aos comportamentos indisciplinados dos alunos em contexto de sala de aula),
afetando a sua performance e, por vezes pode levar à exaustão emocional (e.g., fadiga, falta
de energia) (Vieira, 2010), com grande impacto no desenvolvimento dos alunos (Spilt,
Koomen & Thijs, 2011).
Neste sentido, torna-se pertinente a realização de estudos que possam identificar quais as
características dos professores que afetam a perceção de indisciplina dos alunos,
nomeadamente as estratégias a que os docentes recorrem na gestão de sala de aula, os níveis
de burnout e a predisposição do professor para ser mindfulness.
Os resultados vão ao encontro daquilo que a literatura sugere, uma vez que o nível de ensino
tem efeito a perceção da indisciplina, isto é, quanto maior o nível de ensino (2º e 3º Ciclo)
maior será a perceção desses comportamentos indisciplinares. Relativamente às estratégias
que os professores utilizam na gestão da sala de aula (independentemente destas serem mais
intervencionistas ou não) e do nível de ensino, a perceção de indisciplina mantém-se elevada.
O mesmo se passa com a despersonalização (uma das três dimensões do burnout), isto é,
quanto maior o nível de despersonalização, maior será a perceção de indisciplina em sala de
aula.
en
The teaching profession includes a vast set of knowledge, skills, strategies and attitudes
central to the performance of the activity (Soares & Cunha, 2010), although they are
permanently subjected to stressful situations in their everyday life (from all bureaucratic work
to the indisciplinary behaviors of students in the context of the classroom), affecting their
performance and sometimes can lead to emotional exhaustion (e.g., fatigue, lack of energy)
(Vieira, 2010), with impact on student development (Spilt, Koomen & Thijs, 2011).
In this sense, it is pertinent to carry out studies that can identify the characteristics of the
teachers that affect students' perception of indiscipline, namely the strategies that teachers use
in classroom management, the levels of burnout and the predisposition of the teacher to be
mindfulness.
The results go against the literature suggesting that the level of education has an effect on the
indiscipline perception, that is, the higher the level of education, the greater the perception of
these indisciplinary behaviors in the context of the classroom. Regarding the strategies that
teachers use in the classroom (regardless of whether they are more interventional or not), and
the level of education, the perception of indiscipline is high. The same happens with
depersonalization (one of the three dimensions of burnout), that is, the higher the level of
depersonalization, the greater the perception of indiscipline in the classroom.