Título
Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
Autor
Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
Resumo
pt
Tem vindo a ser demonstrado em diversos estudos que os professores sofrem de
burnout (ex., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Partindo do princípio de que a desumanização
de pacientes (i.e., percecionar os pacientes como possuindo menos características humanas,
Haslam & Loughan, 2014) está associada a menores níveis de burnout, sendo considerado um
mecanismo defensivo para os profissionais de saúde (Vaes & Muratore, 2013), e sabendo que
a Crença no Mundo Justo (CMJ) é um recurso pessoal (Dalbert, 1999, Lerner, 1980),
tentámos replicar a associação entre a infrahumanização (um tipo de desumanização) da
vítima e os baixos níveis de burnout, mas neste caso em professores, investigando ainda se a
infrahumanização defensiva medeia a relação entre a CMJ e o burnout.
De modo a medir estas variáveis, foi desenvolvido um questionário online que foi
preenchido por professores de diferentes escolas (N=144). Os resultados revelaram que existe
uma correlação negativa significativa entre a CMJ e os níveis de burnout e que a
infrahumanização não se revela um mediador desta relação. Ademais, foi possível verificar
que existe uma correlação positiva significativa entre a CMJ e o grau de infrahumanização e
uma correlação negativa significativa entre esta variável e os níveis de burnout.
en
In several studies, it has been shown that teachers suffer from burnout (e.g., Rita,
Patrão & Sampaio, 2010). Departing from the finding of that dehumanization of patients (i.e.,
perceiving the patients as lacking human characteristics, Haslam & Loughan, 2014 not
workers that is associated with less burnout (Vaes & Muratore, 2013), and knowing that
Belief in a Just World (BJW) is a personal resource (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), we tried to
replicate the association between infrahumanization (one type of dehumanization) of a victim
and lower burnout, this time on teachers, investigating if defensive infrahumanization mediate
the relation between BJW and burnout.
In order to measure the stated variables, we conducted an online questionnaire to
teachers of different schools (N=144). The research findings show that there is a significant
negative correlation between BJW and the burnout levels and that infrahumanization do not
mediate that relation. In addiction, it was possible to verify that there is a significant positive
correlation between BJW and infrahumanization degree and one significant negative
correlation between this variable and the burnout levels.