Título
Attitude and intention to use carsharing in Portugal: users and non-users
Autor
Rosa, Rita Martinho
Resumo
pt
O carsharing é um serviço que permite o aluguer de um carro ao minuto,
proporcionando mais flexibilidade ao utilizador. Este serviço apareceu pela primeira vez
em 1948 na Suíça e tem vindo a crescer devido à popularidade do fenómeno da
Mobilidade Partilhada.
O carsharing tem sido um conceito muito abordado por investigadores
estrangeiros, nunca tendo sido muito investigado em Portugal. Os impactos do carsharing
são conhecidos por ser a redução de emissões de C02 uma vez que contribui para a
diminuição do número de carros estacionados e em circulação nas grandes cidades (1), a
não inclusão de custos fixos que a utilização de carro próprio acarreta no preço final- o
utilizador só paga os quilómetros que conduz (2) e a flexibilidade que dá aos utilizadores
para se movimentarem na cidade (3).
Este estudo tem como objetivo perceber qual é a perceção dos portuguese face à
utilização do carsharing, tendo em conta benefícios como a conveniência, o impacto
ambiental e fatores económicos. Torna-se crucial perceber também o nível de
conhecimento do serviço por parte dos portugueses, uma vez que este fator pode
influenciar a perceção e uma possível intenção de utilização do mesmo.
Conclui-se que a maior parte dos portugueses sabe o que é carsharing mas não
sabe muito bem como funciona. Em geral, os portugueses, quer utilizadores quer não
utilizadores, não veem o carsharing como um serviço barato, mas consideram o serviço
conveniente. No que diz respeito ao impacto ambiental, as atitudes divergem. Os
utilizadores têm uma atitude positiva quanto ao impacto do carsharing no ambiente,
enquanto os não utilizadores têm uma atitude negativa.
Esta perceção impacta na atitude dos utilizadores e não utilizadores. Enquanto que
os primeiros têm uma atitude positiva face à utilização de carsharing, já não se pode
concluir o mesmo dos segundos. Na sua maioria os utilizadores pretendem continuar a
utilizar carsharing, ao contrário da maioria dos não utilizadores que não pretende
experimentar o serviço.
en
Carsharing is a service that allows the rental of a car to the minute, providing more
flexibility to the user. This service appeared in 1948 in Switzerland but it has been
growing due to the awareness of Shared Mobility.
Carsharing concept has been approached by several researchers. However, there
is not so much literature about Portuguese market.
The impacts of carsharing are known to be the reduction of C02 emissions since it
contributes to the reduction of the number of cars parked and in circulation in the big
cities (1), the inclusion of all fixed costs in the final price, as the user only pays the miles
he drives (2) and the flexibility carsharing gives the users to move around in the city (3).
This study’s goal is to understand the Portuguese perception of carsharing use,
taking into account benefits such as convenience, environmental impact and costs
considerations. It is also crucial to understand the level of service knowledge among
Portuguese people, since this factor can influence the perception and a possible intention
to use it.
It turns out that most of the Portuguese know what carsharing is but do not know
very well how it works. In general, the Portuguese people, whether users or non-users, do
not see carsharing as a cheap service, but consider the service convenient. As far as
environmental impact is concerned, attitudes differ. Users have a positive attitude
regarding carsharing impact on the environment, while non-users have a negative attitude.
This perception impacts on the attitude of users and non-users. While the former
has a positive attitude towards the use of carsharing, the same cannot be concluded from
the latter. Most users intend to continue to use carsharing, unlike most non-users who do
not want to try the service.