Título
How can new strategies foster the air cargo sector in the Lisbon airport, while dealing with the limited capacity and inadequacy of the air cargo infrastructures?
Autor
Marçal, Frederico Mauro Quintela
Resumo
pt
A carga aérea em Portugal, apesar da sua inegável importância para a economia Portuguesa, é
ainda olhada por alguns agentes como um parente pobre do transporte de passageiros, como um
sub-produto, e não como um produto que por si mesmo possui um potencial tremendo de
geração de riqueza. É de fundamental importância, que o Aeroporto de Lisboa e todos os seus
stakeholders estejam cientes desta realidade, sob pena de se perder uma importante alavanca de
crescimento económico, e esperamos, com esta investigação, contribuir para esse desígnio.
Dentro deste quadro, esta tese tem como objetivo melhorar a performance operacional do sector
da carga aérea em Lisboa, propondo novas estratégias para aumentar a eficiência operacional,
simultaneamente lidando com a capacidade limitada e a inadequação das infraestruturas de
carga aérea actuais. Ao inicialmente caracterizar o sector, e posteriormente identificando as
principais causas para o problema da capacidade limitada, poder-se-á finalmente fazer uma
comparação direta com a realidade em alguns dos principais aeroportos Europeus. Desta forma,
torna-se possível encontrar soluções para resolver as causas identificadas para o problema
central, simultaneamente revelando as estratégias mais adequadas para fazer face a possíveis
constrangimentos a uma maior vitalidade do sector da carga aérea em Lisboa.
en
Air cargo in Portugal, despite its undeniable importance for the Portuguese economy, is still
seen by some agents as a poor relative of passenger transportation, as a by-product, not as a
product that, per se has tremendous potential for wealth generation. It is of fundamental
importance, that the Lisbon airport and all its stakeholders are aware of this reality, under the
risk of losing an important lever of economic growth, and this research is expected to contribute
to this intent. Within this setting, this thesis aims to improve the operational performance within
the airfreight sector in Lisbon, proposing new strategies to increase efficiency, while dealing
with the limited capacity and inadequacy of the current air cargo infrastructures. By initially
characterizing the sector, and subsequently identifying the main causes for the problem of
limited capacity, a direct comparison can be made with the reality of some key industry
European airports. Hence, allowing the finding of solutions for solving the identified causes to
the main problem, and thereby uncovering the winning strategies to face possible constraints to
a greater vitality of the air cargo sector in Lisbon.