Título
The impact of new retail trends in the context of convenience stores
Autor
Sousa, Raquel Patrícia Matos
Resumo
pt
O setor das lojas de conveniência está a ser desafiado com a ameaça de novos
formatos de concorrentes existentes, uma tendência de queda na procura e um novo tipo
de cliente, que é agora mais exigente e informado. O objetivo desta tese é estudar a forma
como as mais recentes tendências do retalho podem ser adaptadas ao contexto das lojas
de conveniência, localizadas em postos de gasolina, aumentando assim as intenções dos
consumidores em comprar e visitar estas lojas.
De maneira a alcançar o objetivo desta dissertação, foi realizada uma pesquisa
empírica, na qual um Focus Group foi conduzido, enquanto método exploratório e
qualitativo. A pesquisa empírica foi complementada com questionários individuais para
cada um dos conceitos avaliados.
Os resultados mostram que, de sete tendências iniciais, três são aceites, duas são
parcialmente aceitas e outras duas são rejeitadas. Conceitos como Pagamento com
Smartphone, Ecrãs Interativos com "Storytelling" e Tutoriais e Cacifos de Recolha de
Encomendas receberam o melhor feedback e avaliação por parte dos participantes do
Focus Group, provando que devem ser implementados pelos retalhistas no setor das lojas
de conveniência.
Os resultados desta dissertação também revelaram que novos conceitos a serem
aplicados em lojas de conveniência devem contribuir para uma loja mais automatizada,
que seja capaz de fornecer serviços personalizados e mais convenientes aos seus clientes
- o fator conveniência mostrou ser um fator obrigatório ao inovar numa loja de
conveniência. Para além disso, conceitos que contribuam para aproximar o mundo físico
do digital serão apreciados pelos clientes. O cliente de hoje já não receia inovações
digitais nas lojas, na verdade aceita e quer que as lojas tenham processos digitais.
Assim, os retalhistas devem reconhecer o impacto que as novas tendências do
retalho têm no comportamento e nas intenções de compra dos clientes em relação às lojas
de conveniência. Além disso, devem ter em mente que, apesar da inovação pretendida, o
principal objetivo deve ser fornecer experiências e serviços mais convenientes ao cliente.
en
The convenience retailing sector is being challenged with the threat of new
formats from existing competitors, a downward trend in demand and a new type of
customer, which is more demanding, empowered and informed. The purpose of this thesis
is to study how the newest trends in retail can be adapted to the context of convenience
stores located in gas stations, thus increasing shoppers’ intentions to purchase and to visit
those stores.
To meet this dissertation goal, an empirical research was pursued, in which a
Focus Group was conducted as an exploratory and qualitative method. Empirical research
was complemented with individual questionnaires for each concept evaluated.
Findings show that from an initial bulk of seven trends, only three are positively
accepted, two are partially accepted and other two are rejected. Concepts such as Payment
with Smartphone, Interactive Screens with Storytelling and Tutorials and Pick-Up Point
Lockers received the best feedback and evaluation from the Focus Group participants and
proved that must be implemented by retailers in the convenience store sector.
Findings also revealed that new concepts to apply in convenience stores must
contribute to an automatized store that is able to provide personalized and more
convenient services to its customers – the convenience factor proved to be an obligatory
factor when innovating in a convenience store. Moreover, concepts that contribute to
bring closer the physical and digital world will be appreciated by customers. Today’s
customer no longer fears digital innovations in stores, in fact accepts and want stores to
have digital features and processes.
Subsequently, retailers should acknowledge the impact that new retail trends have
on customers’ behavior and intentions toward convenience stores. Furthermore, they must
keep in mind that despite the innovation intended, the main goal needs to be to provide
convenient experiences and services to the customer.