Título
In-company project: corporate innovation within a national postal company with almost 500 years
Autor
Tavares, Ricardo Filipe Samora
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto é entender como as empresas podem construir um
modelo eficiente de relacionamento com o ecossistema de startups através da inovação
corporativa, seguindo um modelo de service design thinking.
Neste caso, o modelo será aplicado aos CTT - Correios de Portugal, a única startup criada
em Portugal com quase 500 anos de existência e reconhecida internacionalmente pela
qualidade do serviço prestado e pelo seu carácter inovador, tendo ganho alguns prémios
durante os últimos anos, como são exemplo os prémios Marca de Excelência 2018 e
Marca de Confiança, ambos entregues pela Superbrands.
Porter (1992) afirma que a inovação corporativa é um dos fatores que contribui para
melhorar as vantagens competitivas de uma empresa. Num sector que enfrenta inúmeros
desafios, como a desmaterialização e digitalização dos serviços, que contribuem para a
diminuição do correio que continua a ser o serviço que mais peso tem no rendimento
operacional dos CTT (71%), os CTT procuram encontrar soluções escaláveis,
reinventando os seus negócios de forma a otimizar processos e minimizar custos.
Embora a inovação corporativa frequentemente enfrente uma séria de restrições de
financiamento (Hsu et al., 2014; Cornaggia et al., 2015), as startups podem ser a peça que
falta para encontrar soluções escaláveis. Normalmente, um ecossistema de startups tem a
agilidade que as grandes empresas não têm - de um lado, as empresas corporativas têm
recursos, escala e processos implementados, enquanto as startups geralmente têm a
disposição de assumir riscos e a vontade de crescer rapidamente (Weiblen & Chesbrough,
2015).
Esta relação é comprovada de acordo com o estudo realizado pela Gust (plataforma de
provisão e gestão de investimentos) designado “European Accelerator Report 2016”, que afirma que há uma tendência em crescimento de programas de aceleração com startups
na Europa. Esta tendência é justificada, no mesmo estudo, por um lado, porque as
empresas estão a começar a descobrir que os aceleradores são uma maneira eficiente e
eficaz de aumentar o engagement com as startups e, por outro lado, porque as empresas
têm frequentemente skills limitadas que aumentam a procura de serviços terceirizados
(outsourcing).
Por último, este estudo tem em consideração um estudo interno realizado pelo grupo CTT,
dirigido a 47 operadores postais e 25 empresas portuguesas, com o objetivo de obter
informação e conhecimento sobre a forma como as empresas postais internacionais e
portuguesas, que já têm uma abordagem/modelo de relacionamento com o ecossistema
de startups, estão a construir e evoluir o seu modelo com este ecossistema.
Adicionalmente, o estudo tem também em consideração um questionário efetuado ao
ecossistema de startups para melhor entender suas necessidades no processo de tomada
de decisão de um potencial parceiro de negócios, enviado a um universo de 500 startups,
com uma amostra de 47 respostas.
Ambos os estudos ajudarão a encontrar e ajustar uma solução adequada para os CTT,
alinhada não só com as os seus principais objetivos e metas de retorno, mas também com
as necessidades das startups.
Assim, este projeto visa encontrar e propor um plano de implementação de um novo
modelo de relacionamento com startups para os CTT, expressando os elementos chave
para o sucesso da solução, os custos estimados e potenciais retornos.
en
The main purpose of this project is to understand how companies can build an efficient
relationship model with the startup ecosystem through corporate innovation by following
a service design thinking model.
In this case, the model will be applied to CTT – Correios de Portugal, the unique startup
created in Portugal with almost 500 years of existence and recognized internationally for
the quality of the service provided and for the innovative character, having won a few
awards during the years, such as Excellence Brand of 2018 and Trusted Brand of 2018,
both awarded by Superbrands.
Porter (1992) argue that corporate innovation it is a success factor that contributes to
competitive advantage. In a sector that is facing numerous challenges, such as
dematerialization and digitalization of services, which contributes to the decrease of mail
that, according this CTT’s Annual Report from 2017, is still the service that underwrites
the most for CTT’s operating income (71%), CTT seeks to find scale up solution to
reinvent its business in order to optimize their processes and minimize costs.
Although corporate innovation faces serious financial constraints (Hsu et al., 2014;
Cornaggia et al., 2015) startups can be the missing piece to find scale up solutions.
Typically, a startups ecosystem has the agility that corporate companies don’t have – from
one side corporate companies have resources, scale and implemented process while
startups, usually, have the willingness to take risks and the will to have a rapid growth.
(Weiblen & Chesbrough, 2015).
This relationship is proven, through a study conducted by Gust (a platform for provision
and management of investments) named “European Accelerator Report 2016”, which
affirms that there is a trend of acceleration programs with startups in Europe. As the same
study mention, this trend could be justified, in one hand, because companies are beginning
to discover that accelerators are an efficient and effective way to increase engagement
with startups and, on the other hand because companies, typically, have limited skills
which increases the demand of outsourcing services.
At last, this study takes in consideration, a study, from CTT, conducted to 47 postal
operators and 25 Portuguese’s companies, that already have built a relationship model
with the startup ecosystem, aiming to get information and knowledge about how
international postal companies and Portuguese companies, from different sectors, are
building their relationship with startups ecosystem; and additionally, a survey, from CTT,
sent to a data base of 500 startups, with a sample of 47 answers, to better understand their
needs in the decision-making process of a potential business partner.
These studies will help finding and tuning a proper solution for CTT, aligned with not
only CTT’s main objectives and return goals but also with startups needs.
Hence, this project aims to find and propose an implementation plan for a new
relationship model with startups for CTT, expressing the key elements for the success of
the solution and the estimated costs and potential returns.