Título
A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura
Autor
Damil, Fábio Pontes
Resumo
pt
Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um
interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo
informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs,
sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens
concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente,
aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados.
O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto
das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de
entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa
conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais
(Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na
proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram
também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo.
O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e
motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das
crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico,
indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para
ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode
trazer para motivar crianças que não gostem de ler.