Título
Da generalidade à especialização na intervenção do serviço social em contexto de saúde
Autor
Martins, Carolina Calhau
Resumo
pt
A presente dissertação intitulada "Da generalidade à especialização na intervenção do Serviço
Social em contexto de saúde" tem como objetivo geral identificar e analisar as competências
adquiridas no processo de formação académica e de que forma é que influencia a prática na
construção de saberes específicos em saúde, nomeadamente junto de docentes que prestam
formação em Serviço Social e junto de profissionais que exercem o Serviço Social em contexto
de saúde. Como objetivos específicos definimos: analisar a formação académica em Serviço
Social, mais especificamente os Planos de Estudo das três Universidades de natureza Pública e
Semipública do país que prestam formação nos três ciclos, nomeadamente o ISCTE - IUL, a
Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Coimbra. Procuramos perceber junto
dos docentes qual a sua perceção acerca dos atuais Planos de Estudo no que diz respeito ao
campo da saúde e qual a sua visão acerca do perfil da profissão enquanto generalista ou
especializada, assim como junto dos assistentes sociais qual a sua perceção acerca da relação
que existe entre as competências adquiridas em contexto de saúde e as competências que são
adquiridas durante a formação académica, isto é, se a formação adquirida faz face ao papel
desenvolvido enquanto profissional de saúde ou se se torna necessária a aquisição de uma
formação complementar. Para tal recorreu-se a uma estratégia metodológica de natureza mista,
nomeadamente através da aplicação de entrevistas e inquéritos por questionário onde se verifica
que efetivamente a formação obtida e as competências adquiridas influenciam a prática uma
vez que a saúde surge como uma área específica com conhecimentos muito característicos.
en
The current dissertation titled "From generality to specialization in the intervention of Social
Work on a health context" has a main goal to identify and analyze the competencies acquired
during the process of academic education and in what way does practice influence the
development of specific health knowledge in particular with lecturers that provide formation in
Social Work and professionals that practice Social Work related to healthcare. As specific goals
we’ve defined: to analyze academic education in Social Work, more specifically the Study
Plans of three Public and Semipublic Universities from Portugal that provide three cycle
formation, namely ISCTE - IUL, Universidade Católica Portuguesa and Universidade de
Coimbra. We try to understand what is the lecturers’ perception regarding the current Study
Plans, in terms of the healthcare field and what is their insight regarding the profession’s profile
as general or specialized, as well as social worker perception regarding the relationship existing
between competences acquired in a healthcare context and the ones acquired during academic
formation, this is, if the acquired formation is up to date with the work developed as a healthcare
professional or if a complementary formation is required. To do so use was made of a
methodological strategy of mixed nature, namely through interviews and survey questionnaires
where it’s possible to verify that the formation obtained and the acquired competences do
indeed have an impact on the practice since healthcare appears as a specific area that requires
very specific knowledge.