Título
Portuguese practices: Perspective on leadership, marketing and corporate social responsibility
Autor
Costa, João Maria Carneiro Pacheco Carmona e
Resumo
pt
A presente tese procurou identificar a perspetiva dos gestores Portugueses sobre Liderança,
Marketing e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O objetivo foi contribuir para o
avanço do conhecimento e para o avanço da literatura nas áreas de Liderança, Marketing e
RSC, através da apresentação de um estudo que identificasse as tendências da perspetiva dos
gestores portugueses sobre as competências necessárias a uma liderança eficaz, estilos de
liderança, soft-skills, inteligência emocional, marketing online e conceito de RSC e o seu
impacto na imagem e segurança das marcas e na intenção de compra dos consumidores. A
presente investigação teve como objetivos: identificar as competências necessárias a uma
liderança eficaz; perceber quais os estilos de liderança possíveis de identificar, quando cada
um deve ser usado e o efeito que cada um pode ter nos colaboradores; identificar as softskills
mais procuradas pelos recrutadores e as competências específicas que advêm da
inteligência emocional; entender como o marketing online pode facilitar a angariação de
novos clientes e a retenção daqueles que já o eram; e entender a ideia que os portugueses
têm de RSC e o impacto que consideram ter na imagem e segurança das marcas e na intenção
de compra dos consumidores. Esta investigação baseou-se numa fonte primária, através da
aplicação de entrevistas a uma amostra de quinze gestores portugueses, e fontes secundárias,
constituídas por pesquisa bibliográfica e processamento de informação baseado em livros,
revistas e artigos científicos e websites. Este é apenas um estudo exploratório e os resultados
não devem ser generalizados ou considerados representativos.
en
The present thesis sought to investigate the Portuguese perspectives on Leadership,
Marketing and Corporate Social Responsibility (CSR). The purpose was to contribute to the
advancement of knowledge and theory and to contribute to the literature advancement in the
fields of Leadership, Marketing and CSR by presenting a study that identifies the tendencies
of the Portuguese managers perspectives on leadership effectiveness, leadership styles, softskills,
emotion intelligence, online marketing and CSR concept and its impact on brand
image, brand insurance and purchase intent. The objectives of this thesis were: to name the
leadership effectiveness skills; to verify what leadership styles are possible to identify, when
should each one be used and the effect each can have on employees; to establish the mostwanted
soft-skills by recruiters and the specific competences coming from emotional
intelligence; to establish the importance of online marketing within the company´s strategy
to engage consumers; and to identify the Portuguese idea of CSR and the impact CSR can
have on brand image, brand insurance and purchase intent. This investigation was based on
a primary source, from the application of interviews to a sample of fifteen Portuguese
managers, and secondary sources, consisting of bibliographic research and information
processing, included the systematized study based on books, journals, scientific articles and
electronic networks. As for the possibility of generalizing the results found in this thesis to
other contexts or samples, although this study complements the authors' perspectives on the
topics addressed, this was only an exploratory study that cannot be generalized or
representative.