Título
There's a new player in town: a case study of Mercadona's entrance in Portugal
Autor
Ventura, Patrícia Alexandra Sacramento da Costa
Resumo
pt
O caso de estudo "There’s a new player in town: Mercadona’s entrance in
Portugal", tem como finalidade ser uma abordagem pedagógica a um dos temas mais
relevantes no mercado retalhista Português no ano de 2018: uma entrada do maior
retalhista de Espanha em Portugal.
O mercado retalhista Português é disputado por dois grandes players que
mantém a sua posição de liderança quase desde a sua fundação. A entrada da
Mercadona vem alterar o paradigma do mercado e por parte dos atuais retalhistas,
começam-se a notar os primeiros sinais de mudança.
Este caso usa dados secundários, com uma extensa pesquisa de informação já
existente sobre o problema em causa.
A abordagem proposta para a resolução, envolve uma primeira parte de
descrição de todo o contexto e intervenientes a que esta internacionalização possa afetar
do ponto de vista de um dos gestores da Mercadona, e uma segunda parte de questões
que visam despertar o sentido analítico e crítico do leitor, colocando-se no lugar da
personagem do caso.
Este trabalho pretende, ao nível da gestão, contribuir para o já existente conjunto
de pesquisa sobre as metodologias e ferramentas de análise de uma estratégia de
internacionalização e acrescentar valor ao fazê-lo sobre a perspetiva de um tópico pouco
desenvolvido. Ao nível da educação, pretende ser um instrumento eficaz de ensino, e
dotar os seus leitores de conhecimento sobre as várias tomadas de decisão envolvidas
num processo de internacionalização assim como capacidades analíticas essenciais no
mercado de trabalho atual.
en
The case study "There is a new player in town: Case study of Mercadona’s
entrance in Portugal", aims to be a pedagogical approach to one of the most relevant
themes in the Portuguese retail market in the last year: the internationalization of the
largest Spanish retailer in Portugal.
The Portuguese retail market is disputed by two major players who have
maintained their leadership position almost since their foundation. The entry of
Mercadona is a change to the paradigm of the market and from the current retailers, the
first signs of change, are already being shown.
This case uses secondary data, with an extensive research of existing
information on the subject.
The proposed approach to the resolution of this case involves a first part of
description of the whole context and players that this internationalization may affect
from the point of view of one of Mercadona managers, and a second part of questions
that seek to awaken analytical and critical spirit of the reader, putting himself in the
place of the character in the case.
This work intends, at a management level, to contribute to the already existing
set of research on the methodologies and tools of analysis of an internationalization
strategy and to add value by doing so on the perspective of an underdeveloped company
topic. At the educational level, it aims to be an effective teaching tool, and to give its
readers with knowledge about the various decision-making levels involved in an
internationalization process as well as essential analytical skills in today's professional
market.