Título
Avaliação da eficácia da formação: Do contexto aos resultados: O caso do banco em exercício na Guiné-Bissau
Autor
Sá, Afonso Augusto
Resumo
pt
A aplicação de recursos financeiros em formação tem aumentado exponencialmente em termos globais. Alguns estudos indicam elevados gastos anuais com a formação na Europa e Estados Unidos da América. Na África francófona também se têm verificado um aumento do investimento em formação contínua, com um crescimento de mais 20% ao ano.
Todo este crescimento tem o pressuposto subjacente de que a formação possibilita o desenvolvimento do trabalhador e da organização. Todavia, os indicadores de eficiência económica têm demonstrado que essa relação não é linear. Desse modo, a avaliação da formação ganhou grande importância na medida em que os níveis de competitividade atuais têm vindo a intensificar a pressão para que se demonstre de que forma essas intervenções contribuem diretamente para o desenvolvimento da empresa.
Este trabalho, em formato de projeto, insere-se nesta linha de investigação. Análise da eficácia da formação com base no modelo clássico de Kirkpatrick configura-se como o objetivo central deste estudo. O projeto foi aplicado no Banco da África Ocidental, sediado na Guiné-Bissau. Recolheu-se os dados através de análise documental, entrevista ao Diretor de Recursos Humanos e aplicação de questionários aos trabalhadores. Recorreu-se à análise de conteúdo e análise estatística para analisar os dados. O trabalho termina com a discussão dos resultados e sugestões para futuras intervenções ao nível da avaliação da eficácia da formação oferecida nesta instituição.
en
The investment of financial resources in training has increased exponentially at a global level. Some studies indicate high annual training expenditures in Europe and the United States. Francophone Africa has also seen an increase in investment in continuing education, with annual growth of over 20%.
All this increasing investment has the underlying assumption that training enables the development of the worker and the organization. However, economic efficiency indicators have shown that this relationship is not linear. Thus, the evaluation of training has gained great importance as the current levels of competitiveness have been intensifying the pressure to demonstrate how these interventions contribute directly to the development of the company.
This work, in project format, fits into this line of research. The central aim of this study was the analysis of the training effectiveness based on the classic model proposed by Kirkpatrick. The project was implemented at the Guinea-Bissau-based Bank of West Africa. Data were collected through document analysis, interview with the Director of Human Resources and the application of questionnaires to workers. Content analysis and statistics analysis were used to gain insight of the data. Findings are discussed and suggestions for future interventions are offered in the last part of this work concerning the evaluation of the efficacy of the training offered by this institution.