Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

"Casa da Palavra": Projeto de criação de uma instituição dedicada à palavra e ao seu cruzamento com outras disciplinas artísticas

Autor
Pinto, Alexandre de Sá Pessoa Cortez
Resumo
pt
O trabalho de projeto que aqui se apresenta pretende ser orientador para a criação de uma infraestrutura com características museológicas híbridas, com o objetivo de promover o cruzamento de diferentes disciplinas do saber e da criação artística tendo como eixo temático um património imaterial — a Palavra — no seu âmbito mais universal e, em particular, no contexto da Língua Portuguesa. A Casa da Palavra, constitui-se assim numa potente ferramenta para a preservação das idiossincrasias que nos caracterizam e consolidação de uma identidade cultural ímpar no mundo global em que vivemos. O trabalho encontra-se estruturado privilegiando num primeiro momento um conjunto de ideias e conceitos que definem o seu campo de ação do ponto de vista tecnológico, sociocultural, espacial e ocupacional bem como económico, abordando ainda a questão dos públicos. Num segundo momento, procurámos definir o seu modelo organizacional e as áreas estruturantes, tendo por base os pressupostos da nova museologia. Por fim, desenhámos uma estratégia de marketing e comunicação e abordámos possíveis fatores de sustentabilidade para o projeto. Lisboa, enquanto cidade assumidamente multicultural, tem vindo a ser alvo de um crescente fluxo do turismo que cada vez mais procura experiências intensas e marcantes e é nesse sentido que a Casa da Palavra, potenciada por recursos tecnológicos inovadores, pode vir a desempenhar um importante papel, não só nesse contexto, mas sobretudo para afirmar a importância de um património cultural intangível sob a égide “Lisboa, Capital da Palavra e da Língua Portuguesa”.
en
The present study sets forth guidelines for the creation of an infrastructure with hybrid museum characteristics, with the aim of promoting the intersection of different disciplines of knowledge and artistic creation, having as its thematic axis an intangible heritage — the Word — in its most universal scope and, in particular, in the context of the Portuguese language. Casa da Palavra, as an institution, is thus a powerful tool for the preservation of the idiosyncrasies that characterize us and the consolidation of a unique cultural identity in the global world in which we live. Our study begins by identifying a set of ideas and concepts that define its parameters from the technological, sociocultural, spatial and occupational as well as economic point of view, while also considering the target publics. Next, we attempt to define its organisational model and structural subdivisions, based on the assumptions of the new museology. Finally, we propose a marketing and communication strategy and address possible sustainability issues. Lisbon, as a manifestly multicultural city, has been the target of a growing influx of tourism in search of intense and memorable experiences, and it is in this context that Casa da Palavra, powered by innovative technological resources, can play an important role, most especially by affirming the importance of an intangible cultural heritage under the aegis “Lisbon, Capital of the Word and the Portuguese Language”.

Palavras-chave

Portuguese language
Língua Portuguesa
Identidade cultural
Turismo cultural
Cultural tourism
Trabalho de projeto
Património imaterial
Museologia
Nova museologia
New museology
Sociologia da cultura
Immaterial heritage
Lisboa -- Portugal
Palavra
Word

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo