Título
"Casa da Palavra": Projeto de criação de uma instituição dedicada à palavra e ao seu cruzamento com outras disciplinas artísticas
Autor
Pinto, Alexandre de Sá Pessoa Cortez
Resumo
pt
O trabalho de projeto que aqui se apresenta pretende ser orientador para a criação de uma
infraestrutura com características museológicas híbridas, com o objetivo de promover o
cruzamento de diferentes disciplinas do saber e da criação artística tendo como eixo temático
um património imaterial — a Palavra — no seu âmbito mais universal e, em particular, no
contexto da Língua Portuguesa.
A Casa da Palavra, constitui-se assim numa potente ferramenta para a preservação das
idiossincrasias que nos caracterizam e consolidação de uma identidade cultural ímpar no
mundo global em que vivemos.
O trabalho encontra-se estruturado privilegiando num primeiro momento um conjunto de
ideias e conceitos que definem o seu campo de ação do ponto de vista tecnológico,
sociocultural, espacial e ocupacional bem como económico, abordando ainda a questão dos
públicos. Num segundo momento, procurámos definir o seu modelo organizacional e as áreas
estruturantes, tendo por base os pressupostos da nova museologia. Por fim, desenhámos uma
estratégia de marketing e comunicação e abordámos possíveis fatores de sustentabilidade
para o projeto.
Lisboa, enquanto cidade assumidamente multicultural, tem vindo a ser alvo de um crescente
fluxo do turismo que cada vez mais procura experiências intensas e marcantes e é nesse
sentido que a Casa da Palavra, potenciada por recursos tecnológicos inovadores, pode vir a
desempenhar um importante papel, não só nesse contexto, mas sobretudo para afirmar a
importância de um património cultural intangível sob a égide “Lisboa, Capital da Palavra e
da Língua Portuguesa”.
en
The present study sets forth guidelines for the creation of an infrastructure with hybrid
museum characteristics, with the aim of promoting the intersection of different disciplines of
knowledge and artistic creation, having as its thematic axis an intangible heritage — the
Word — in its most universal scope and, in particular, in the context of the Portuguese
language. Casa da Palavra, as an institution, is thus a powerful tool for the preservation of the
idiosyncrasies that characterize us and the consolidation of a unique cultural identity in the
global world in which we live.
Our study begins by identifying a set of ideas and concepts that define its parameters from
the technological, sociocultural, spatial and occupational as well as economic point of view,
while also considering the target publics. Next, we attempt to define its organisational model
and structural subdivisions, based on the assumptions of the new museology. Finally, we
propose a marketing and communication strategy and address possible sustainability issues.
Lisbon, as a manifestly multicultural city, has been the target of a growing influx of tourism
in search of intense and memorable experiences, and it is in this context that Casa da Palavra,
powered by innovative technological resources, can play an important role, most especially
by affirming the importance of an intangible cultural heritage under the aegis “Lisbon,
Capital of the Word and the Portuguese Language”.