Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Innovation in family businesses: a case study of GLSA

Autor
Filipe, Maria Isabel Morais Cardoso Ribeiro
Resumo
pt
Atualmente, num mundo onde a competição pela presença no mercado é destemida, a inovação torna-se essencial para as empresas sobreviverem e prosperarem. Dado que a maioria das empresas em todo o mundo são familiares, é importante entender como as mesmas agem no que diz respeito à inovação Para muitas empresas familiares em todo o mundo, a inovação é um fator de distinção, que lhes permite perlongar por várias gerações. Neste contexto, o principal objetivo da presente dissertação é entender até que ponto as empresas familiares são de fato mais inovadoras do que o outro tipo de empresa e a sua capacidade de inovar. Para esse fim, a revisão de literatura, num primeiro estágio, abordará a relação da empresa familiar com a inovação, analisando diferentes posições na literatura sobre a vontade e a capacidade deste tipo de empresa inovar. Num segundo estágio, é apresentado o estudo sobre uma empresa familiar - a empresa GL - para fornecer um exemplo prático de uma empresa familiar inovadora. Com o objetivo de apresentar uma perspetiva interna da postura da empresa em relação à inovação, foram realizadas entrevistas a dois membros da família de gerações diferentes. A análise qualitativa das entrevistas forneceu informações práticas sobre como a GL se comporta relativamente à inovação, aplicando os conceitos-chave expostos na revisão de literatura à realidade da empresa. Os aspetos teóricos da presente tese combinados com o estudo de caso da GL pretendem fornecer uma abordagem abrangente para as questões relacionadas aos processos de inovação nas empresas familiares.
en
Nowadays, in a world where competion for market presence is fearless, innovating becomes essential for companies to survive and thrive. Given that the majority of companies worldwide a family business, it is relevant to understand how do these businesses act with regards to innovation. For many family business worldwide innovation is a distinction factor, that allows them to continue to exist throught different generations. In this context, the main purpose of the present dissertation is to understand to what extent are in fact family businesses more innovative than the other kind of enterprises and their capacity to innovate. For that purpose the literature review will, on a first stage address the family business’ relation with innovation, analysing different positions in literature on both the willingness and the abilty of these type of companies to innovate. On a second stage, a study on a family business – the GL company – is presented, in order to provide a practical example of an innovative family business. For the purpose of presenting an internal perspective on the company’s posture towards innovation, interviews were conducted to two senior family members - the CEO and a manager. The qualitative analysis of the interviews has provided practical insights on how GL behaves towards innovation, by applying the key concepts exposed on the literature review to the company’s reality. The theorectical aspects of the present thesis combined with GL’s case study intended to provide a comprehensive approach to the issues relating to the innovation processes within family businesses.

Data

20-jan-2020

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Tradição
Tradition
Empresas familiares
Family businesses
Willingness-ability paradox
Willingness-ability paradoxo

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo