Título
Projeto para a implementação de um serviço de food walking tour na boost Portugal
Autor
Pereira, Sofia de Jesus Lima
Resumo
pt
A presente tese de mestrado é um projeto em cooperação com a Boost Portugal, uma empresa de animação turística com vários anos de experiência no setor, localizada na baixa de Lisboa e que tem como objetivo a implementação de um serviço de tour gastronómico a pé.
Em Portugal, e a par da tendência internacional, o setor do turismo em geral e do turismo gastronómico em particular tem evoluído bastante nos últimos anos. Desta forma, surgiu por parte da empresa a necessidade de seguir esta tendência, de modo a continuar a acompanhar este mercado competitivo.
Depois de identificada esta necessidade foram analisadas as envolventes externa e interna, permitindo identificar as oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos da empresa e os fatores críticos de sucesso necessários para obter êxito no mercado, permitindo definir um conjunto de diretrizes estratégicas.
Foi realizada uma revisão de literatura que permitiu retirar conclusões aplicáveis ao projeto e efetuou-se a análise de inquéritos realizados a turistas de visita à cidade de Lisboa, elaborados pelo Observatório do Turismo de Lisboa, bem como diversas reuniões com os responsáveis da Boost Portugal.
Como resultado, é desenvolvida e apresentada uma proposta para a implementação de um serviço Food Walking Tour que visa a reestruturação da estratégia de negócio da empresa, através da realização de um plano de ações cujo objetivo de marketing é oferecer aos clientes um serviço de excelência, que acompanhe as tendências internacionais.
en
This master thesis is a project that results from cooperation with Boost Portugal, a tourism entertainment company with several years of experience in this industry, located in downtown Lisbon and whose goal is to implement a gastronomic walking tour service.
In Portugal, abreast of the international trend, the tourism industry in general and the gastronomic tourism in particular have evolved considerably in recent years. Because of this it has arose the need for the company to follow that trend, in order to keep up this competitive market.
Once this need was identified, the external and internal environments were analysed which allowed to identify the opportunities and threats, as well as the strengths and weaknesses of the company and the critical factors needed to obtain success in the market and thereby define a set of strategic guidelines.
It has also been done literature review, which allowed drawing conclusions to be applied in this project and an analysis was made of surveys conducted to tourists visiting the city of Lisbon, prepared by the Lisbon Tourism Observatory, as well as several meetings with the Boost Portugal officials.
As a result, it is developed and presented a proposal in order to implement a Food Walking Tour service, which aims the restructuring of the company's business strategy, by conducting an action plan whose objetive is to provide customers with excellence products that keep up with international trends.