Título
MONITOR: A commercial fine art gallery in Lisbon. Internship Report
Autor
Vaz, Julice de Paula
Resumo
pt
Este relatório de estágio oferece uma análise abrangente das minhas experiências e
resultados de aprendizagem durante o meu período na galeria Monitor. O relatório descreve as
várias atividades desenvolvidas ao longo do estágio, incluindo o apoio à inauguração de novas
exposições, a assistência na gestão de inventário e a comunicação com diferentes agentes do
mundo da arte. As tarefas realizadas durante este período aprofundaram significativamente o
meu entendimento tanto do mercado de arte português, como da gestão de galerias de arte.
Além disso, o estágio proporcionou uma experiência prática valiosa, enriquecendo o meu
conhecimento sobre o papel fundamental desempenhado pelas galerias na promoção de artistas
e na promoção da apreciação da arte na comunidade. Para além da oportunidade da experiência
prática, o estágio também ofereceu uma possibilidade de reflexão acerca das vertentes
académicas acerca do mercado da arte. Assim, nesse relatório, buscou-se traçar um paralelo
entre as vertentes prática e académica, com base na teoria de capitais de Pierre Bourdieu.
en
This internship report provides an in-depth analysis of my experiences and learning
outcomes during my time at Monitor gallery. It outlines the range of activities undertaken
throughout the internship, including supporting the launch of new exhibitions, assisting with
the inventory management, and engaging in communicating with various players in the art
world. The tasks completed during this period significantly deepened my understanding of both
the Portuguese art market and the intricacies of art gallery management. Moreover, the
internship provided valuable hands-on experience, enriching my knowledge of the pivotal role
galleries play in promoting artists and fostering art appreciation within the community. In
addition to the opportunity for practical experience, the internship also provided a platform for
reflection on the academic dimensions of the art market. Accordingly, this report seeks to
establish a parallel between the practical and academic aspects, grounded in Pierre Bourdieu's
theory of capitals.