Título
Análise da fiabilidade organizacional, coordenação relacional e fatores de risco de burnout em duas organizações de saúde privadas
Autor
Quintão, Teresa Luísa Albuquerque Matos
Resumo
pt
A gestão de organizações de saúde deve ter em conta o bem-estar dos profissionais, o qual
pode ser influenciado pelas caraterísticas organizacionais de elevada fiabilidade e pela
coordenação relacional, e influenciar os resultados que podem ser obtidos. Este trabalho
incidiu sobre dois estudos de caso em organizações privadas de saúde consistindo em
questionários a 39 sujeitos (27 numa organização e 12 em outra) e apreciou as caraterísticas
de organização de alta fiabilidade e respetiva cultura, os fatores de risco de burnout e a
coordenação relacional. O objetivo foi de relacionar a comunicação e relacionamento dos
profissionais e as caraterísticas de organização de alta fiabilidade com os fatores de risco de
burnout existentes nestas organizações, pretendendo-se também encontrar os pontos críticos
para influenciar as organizações num sentido de melhoria. Os resultados encontrados revelam
grandes semelhanças entre as duas organizações existindo uma boa antecipação e contenção
de erros e falhas suportadas por uma cultura predominante de aprendizagem. Os dados
obtidos no nosso estudo permitem correlacionar positivamente as caraterísticas de
organização de alta fiabilidade com a coordenação relacional, enquanto que o risco de
burnout se correlaciona negativamente com as caraterísticas de organização de alta fiabilidade
e com a coordenação relacional. As conclusões deste trabalho podem contribuir para a
explicação do sucesso destas organizações, permitindo também sugerir alguns pontos a
melhorar na coordenação relacional ao nível da comunicação e do relacionamento
interprofissional.
en
The management of healthcare organizations must take into account the well-being of
professionals which can be influenced by high-reliability organizational characteristics and
relational coordination, and influence the results that can be obtained. This work focused on
two case studies in private healthcare organizations consisting of questionnaires to 39 subjects
(27 in one organization and 12 in another) and assessed the characteristics of high reliability
and respective culture characteristics, burnout risk factors and relational coordination. The
aim was to relate the communication and relationship of professionals and high-reliability
organizational characteristics to the risk factors of burnout existing in these organizations, and
also intended to find the critical points to influence organizations in a sense of improvement.
The results found reveal great similarities between the two organizations existing good
anticipation and containment of errors and failures supported by a predominant culture of
learning. The data obtained in our study allows to positively correlate high reliability
organization characteristics with relational coordination, whereas burnout risk negatively
correlates with high reliability organization characteristics and relational coordination. The
findings of this work may contribute to the explanation of the success of these organizations,
also allowing for a few areas to improve in relational coordination at the level of
interprofessional communication and relationship.