Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade e Controlo de Gestão
Título

Desenvolvimento de um sistema de controlo de gestão para uma PME: Estudo de caso numa pequena e média empresa

Autor
Alemão, Beatriz Rocha
Resumo
pt
A crescente competitividade do mercado atual exige que as empresas adotem ferramentas de gestão estratégica eficazes para garantir a sua permanência e crescimento no mercado. O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton, tem-se destacado como uma dessas ferramentas mais eficientes, possibilitando o alinhamento dos processos da empresa com sua visão estratégica, através de uma análise entre os indicadores financeiros e não financeiros. Este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de monitorização de desempenho baseado na metodologia BSC, adaptado às particularidades de uma pequena e média empresa (PME), e tendo em consideração as suas limitações de recursos e necessidades. Para responder à principal questão do estudo, foi estabelecido o objetivo de conceber e desenvolver o BSC numa PME dedicada à comercialização e reparação de automóveis novos e usados. O modelo proposto foi estruturado em quatro perspetivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento, permitindo uma visão global do desempenho organizacional. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, seguindo a metodologia de Kaplan e Norton (2008). A recolha de informação incluiu entrevistas realizadas ao proprietário e colaboradores, observação direta e análise de documentos fornecidos pela organização. Por fim, são apresentadas as conclusões do estudo, onde se verifica que os objetivos propostos foram alcançados, demonstrando que o BSC pode oferecer uma estrutura eficaz na monitorização de desempenho e na melhoria contínua da PME. O modelo facilita o alinhamento entre os objetivos de longo prazo e as operações diárias da empresa. O principal contributo teórico deste estudo reside na conceção do BSC num setor onde a implementação do modelo foi pouco explorado.
en
The increasing competitiveness of the current market requires companies to adopt effective strategic management tools to ensure their survival and growth in the market. The Balanced Scorecard (BSC), developed by Robert Kaplan and David Norton, has stood out as one of the most efficient tools, enabling the alignment of a company's processes with its strategic vision through an analysis of both financial and non-financial indicators. This project aims to develop a performance monitoring model based on the BSC methodology, adapted to the specificities of small and medium-sized enterprises (SME), while considering their resource limitations and needs. To address the main research question, it was designed, developed and established for an SME a BSC model dedicated to the sale and repair of new and used cars. The proposed model was structured using four perspectives: financial, customer, internal processes, and learning and growth, allowing for a comprehensive view of the organizational performance. The research method used was a case study, following the methodology of Kaplan and Norton (2008). The information gathering included interviews conducted with the owner and employees, direct observation, and analysis of documents provided by the organization. Finally, the study's conclusions are presented, showing that the proposed objectives were achieved, demonstrating that the BSC can provide an effective framework for performance monitoring and continuous improvement in SMEs. The model facilitates alignment between the company's long-term objectives and daily operations. The main theoretical contribution of this study lies in the design of the BSC in a sector where the implementation of the model has been little explored.

Palavras-chave

Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Setor automóvel -- Automobile sector
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...