Título
How to do international trade of cable in Brazil
Autor
Xu Yanbing
Resumo
pt
Tendo em conta a elevada saturação e o abrandamento do mercado chinês de cabos, este
documento analisa a viabilidade da entrada da SL no mercado brasileiro. Com a promoção
em profundidade da política “Belt and Road”, o Brasil, como um dos países BRIC, tornou-se
um alvo importante para a empresa expandir o seu mercado externo devido aos seus ricos
recursos, à crescente procura de construção de infra-estruturas e à melhoria do ambiente
empresarial. Este artigo explora o potencial da empresa no mercado brasileiro à luz dos
seus recursos, vantagens tecnológicas e acumulação de marca, a fim de formular uma
estratégia de internacionalização eficaz. Este estudo seleciona o Brasil como um alvo
estratégico para a expansão dos mercados estrangeiros e analisa minuciosamente o
contexto económico, político e cultural do Brasil, bem como as relações comerciais entre a
China e o Brasil e o mercado brasileiro de cabos. Sintetizando os resultados da análise
SWOT, recomenda-se que a SL adopte uma estratégia orientada para o crescimento.
Depois de avaliar várias estratégias de entrada no mercado externo utilizando os quadros
teóricos da economia e da gestão, o estudo conclui que o IDE é o método de entrada no
mercado mais adequado para a SL e que uma empresa comum com uma empresa
brasileira local permitirá à SL adaptar-se rapidamente ao ambiente do mercado brasileiro e
utilizar os canais de distribuição do parceiro para promover os seus produtos. Além disso, o
modelo de empresa comum pode igualmente ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da
SL em mercados estrangeiros. Através da previsão dos principais indicadores financeiros do
projeto de empresa comum, podemos garantir que o projeto pode atingir as receitas
previstas após a sua entrada em funcionamento. Por último, os principais riscos enfrentados
pela SL no desenvolvimento do mercado externo são: risco de gestão, risco de mercado,
risco financeiro e risco cambial.
en
Based on the highly saturated and slowing down of China's cable market, this thesis
examines the feasibility of SL's entry into the Brazilian market. With the in-depth promotion of
the “Belt and Road” policy, Brazil, as one of the BRIC countries, has become an important
target for the company to expand its overseas market due to its rich resources, growing
demand for infrastructure construction and improving business environment. This thesis
explores the company's potential in the Brazilian market in light of its resources,
technological advantages and brand accumulation in order to formulate an effective
internationalization strategy. This study selects Brazil as a strategic target for expanding
overseas markets and thoroughly analyzes the economic, political and cultural background of
Brazil, as well as the trade relations between China and Brazil and the Brazilian cable market.
Synthesizing the results of the SWOT analysis, it is recommended that SL adopt a growth-
oriented strategy. After evaluating various overseas market entry strategies using the
theoretical frameworks of economics and management, the study concludes that OFDI is the
most appropriate market entry method for SL, and that a joint venture with a local Brazilian
company will enable SL to quickly adapt to the Brazilian market environment and utilize the
partner's distribution channels to promote its products. In addition, the joint venture model
can also help reduce SL's risk of developing in overseas markets. By forecasting the key
financial indicators of the joint venture project, we can ensure that the project can fulfill the
expected revenue after the project is put into operation. Finally, the main risks faced by SL in
overseas market development are: management risk, market risk, financial risk and
exchange rate risk, according to different risk factors, this thesis puts forward corresponding
coping strategies.