Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

The impact of Facebook content on the migration of nigerians to Europe

Autor
Ekaniyere, Juliet Anetor
Resumo
pt
O estudo de investigação investiga o impacto do Facebook na divulgação de informações relativas à migração e a sua influência no processo de tomada de decisão dos nigerianos que migram para a Europa. O estudo examinou a forma como o conteúdo do Facebook influenciou a perceção, as expectativas e as realidades dos nigerianos que residem na Europa na sua decisão de migração. Utilizando um método de investigação qualitativa e recorrendo a uma série de fontes académicas e não académicas (casos da vida real), este estudo investigou a forma como as narrativas digitais partilhadas no Facebook influenciaram as decisões dos nigerianos de migrar para a Europa. Além disso, foi utilizado o método de investigação qualitativa para obter as informações necessárias através de entrevistas. Este estudo também investigou a credibilidade das informações obtidas no Facebook e os riscos potenciais de depender do conteúdo das redes sociais para a migração. Os resultados desta investigação mostram que o conteúdo do Facebook influenciou as percepções, expectativas e processos de tomada de decisão dos migrantes nigerianos relativamente à sua migração para a Europa. No entanto, a maior parte da informação que os migrantes obtiveram nas suas redes do Facebook veio com uma imagem exagerada e irrealista do que a Europa oferecia. Esta situação criou em muitos migrantes expectativas irrealistas, desilusão e desinformação. Esta investigação elucidou a complexa interação entre as redes sociais e a migração, destacando os seus efeitos nos indivíduos e melhorando a nossa compreensão das narrativas migratórias contemporâneas e a influência da tecnologia nas tendências migratórias no atual mundo globalizado.
en
The research study investigates the impact of Facebook on the dissemination of information concerning migration and its influence on the decision-making process of Nigerians migrating to Europe. The study examined how Facebook content influenced the perception, expectations, and realities of Nigerians residing in Europe on their migration-decision. Using a qualitative research method whilst drawing on a range of academic and non-academic sources (real-life cases), this research investigated how digital narratives shared on Facebook influenced Nigerians decisions to migrate to Europe. Furthermore, the qualitative research method used to get the necessary information was achieved using interviews. This study also investigated the credibility of information obtained from Facebook and the potential risks of depending on social media content for migration. The findings of this research shows that Facebook content influenced Nigerian migrants’ perceptions, expectations and decisions making process on their migration to Europe. However, most of the information migrants got from their Facebook Networks, came with an exaggerated and an unrealistic picture of what Europe offered, thereby setting up many migrants for unrealistic expectations, disappointment and misinformation. This research elucidated the complex interplay between social media and migration, highlighting its effects on individuals and enhancing our comprehension of contemporary migration narratives and the influence of technology on migration trends in the current globalized world.

Data

13-fev-2025

Palavras-chave

Facebook
Fiabilidade
Trustworthiness
Nigerians
Tomada de decisão -- Decision making
Informação -- information
Migração -- Migration
Nigerianos

Acesso

Acesso livre

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