Título
The impact of Facebook content on the migration of nigerians to Europe
Autor
Ekaniyere, Juliet Anetor
Resumo
pt
O estudo de investigação investiga o impacto do Facebook na divulgação de informações
relativas à migração e a sua influência no processo de tomada de decisão dos nigerianos que
migram para a Europa. O estudo examinou a forma como o conteúdo do Facebook influenciou a
perceção, as expectativas e as realidades dos nigerianos que residem na Europa na sua decisão
de migração. Utilizando um método de investigação qualitativa e recorrendo a uma série de
fontes académicas e não académicas (casos da vida real), este estudo investigou a forma como
as narrativas digitais partilhadas no Facebook influenciaram as decisões dos nigerianos de
migrar para a Europa. Além disso, foi utilizado o método de investigação qualitativa para obter
as informações necessárias através de entrevistas.
Este estudo também investigou a credibilidade das informações obtidas no Facebook e os riscos
potenciais de depender do conteúdo das redes sociais para a migração. Os resultados desta
investigação mostram que o conteúdo do Facebook influenciou as percepções, expectativas e
processos de tomada de decisão dos migrantes nigerianos relativamente à sua migração para a
Europa. No entanto, a maior parte da informação que os migrantes obtiveram nas suas redes do
Facebook veio com uma imagem exagerada e irrealista do que a Europa oferecia. Esta situação
criou em muitos migrantes expectativas irrealistas, desilusão e desinformação. Esta investigação
elucidou a complexa interação entre as redes sociais e a migração, destacando os seus efeitos
nos indivíduos e melhorando a nossa compreensão das narrativas migratórias contemporâneas
e a influência da tecnologia nas tendências migratórias no atual mundo globalizado.
en
The research study investigates the impact of Facebook on the dissemination of information
concerning migration and its influence on the decision-making process of Nigerians migrating to
Europe. The study examined how Facebook content influenced the perception, expectations, and
realities of Nigerians residing in Europe on their migration-decision. Using a qualitative research
method whilst drawing on a range of academic and non-academic sources (real-life cases), this
research investigated how digital narratives shared on Facebook influenced Nigerians decisions
to migrate to Europe. Furthermore, the qualitative research method used to get the necessary
information was achieved using interviews.
This study also investigated the credibility of information obtained from Facebook and the
potential risks of depending on social media content for migration. The findings of this research
shows that Facebook content influenced Nigerian migrants’ perceptions, expectations and
decisions making process on their migration to Europe. However, most of the information
migrants got from their Facebook Networks, came with an exaggerated and an unrealistic picture
of what Europe offered, thereby setting up many migrants for unrealistic expectations,
disappointment and misinformation. This research elucidated the complex interplay between
social media and migration, highlighting its effects on individuals and enhancing our
comprehension of contemporary migration narratives and the influence of technology on
migration trends in the current globalized world.