Título
A comida conta histórias: Gastronomia como uma expressão cultural
Autor
Prieto, Nicole Rodrigues dos Santos
Resumo
pt
Enquanto seres humanos a gastronomia é uma expressão cultural identitária e intemporal, que conta histórias e revela as raízes de uma comunidade. A presente dissertação pretende explorar como é que a gastronomia se relaciona com o conceito de cultura, ou seja, como é que atua como uma manifestação cultural. Para analisar este tema vão ser utilizadas três perspetivas diferentes, primeiramente é estabelecida a conexão entre o conceito de gastronomia e de identidade e memória cultural, de seguida, avaliam-se as dinâmicas entre o património cultural e a gastronomia. Por último, procura-se compreender a influência do conceito de interculturalidade no desenvolvimento da gastronomia de uma comunidade.
É uma investigação qualitativa que se baseia na exploração de três estudos de caso: o “Mercado Caramelo”, no Pinhal Novo, no município de Palmela, no distrito de Setúbal; o “Festival da Sardinha”, em Portimão, no distrito de Faro; a “Festa do Japão”, que teve lugar em Belém, uma zona à beira Tejo, na cidade de Lisboa. Sendo que, cada um vai ser utilizado para analisar as três perspetivas diferentes onde assentam a análise deste estudo, respetivamente.
O objetivo é compreender como é que a gastronomia atua como uma âncora de identidade, reforçando tradições culturais e ligando comunidades, evidenciando que a culinária vai além de uma necessidade fisiológica, servindo como uma ponte para a compreensão intercultural e como um elemento vital no desenvolvimento de uma identidade cultural coletiva.
en
As human beings, gastronomy is an identiy – bearing and timeless cultural expression that tells stories and reveals the roots of a community. This dissertation aims to explore how gastronomy relates to the concept of culture, how it acts as a cultural manifestation. To analyze this topic, three different perspectives will be used. First, the connection between gastronomy and cultural identity and memory is established. Then, the dynamics between cultural heritage and gastronomy are evaluated. Finally, the influence of interculturality on the development of a community’s gastronomy is explored.
This is a qualitative investigation based on the exploration of three case studies: the "Mercado Caramelo" in Pinhal Novo, in the municipality of Palmela, in the district of Setúbal; the "Festival da Sardinha" in Portimão, in the district of Faro; and the "Festa do Japão" in Belém, a riverside area, in the city of Lisbon. Each case will be used to analyze the three different perspectives that underpin this study.
The aim is to understand how gastronomy serves as an anchor of identity, reinforcing cultural traditions and connecting communities, highlighting that cuisine goes beyond a physiological need, serving as a bridge for intercultural understanding and as a vital element in the development of a collective cultural identity.