Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School.
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Fui co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies, sendo agora membro do board. Desde 2020 co-coordeno o grupo de investigação Política e Cidadania (CIES-Iscte) e sou vice-diretora do Observatório da Democracia e da Representação Política. Fui co-chair da RN Social Movements do Council of European Studies e sou agora membro do board da mesma. Entre 2018 e 2022 coordinei, como PI, o projecto de investigação financiado pela FCT HOPES - HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (230.000€). A minha área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação e à cidade. Tenho vários artigos publicados em revistas como Housing Studies, Journal of Common Market Studies, Partecipazione e Conflitto, Current Sociology, Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. A minha monografia 'The Revolution before the Revolution' e o livro que co-organizei com Olivier Fillieule, 'Social Movements Studies in Europe: The State of the Art', foram ambos publicados por Berghahn em 2016. Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital.
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia.
É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia.
Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação.
Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.
Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298.
Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017.
Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projetos de investigação e investigadora de quatro projetos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra atualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Ações Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da coletânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Journalism Practice, Feminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Maria João Lima é doutorada em Sociologia (Iscte). É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/)
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Subdiretora e Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital", sendo Coordenadora do projeto FCT, em curso, "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas". Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00