Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 72/2011
Registo de alteração R/A-Cr 72/2011/AL01 de 29/01/2023
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2024/2025)

Teorias em Média e Comunicação
Dinâmicas Sociais da Internet
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. 
Media e Participação Política
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Fui co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies, sendo agora membro do board. Desde 2020 co-coordeno o grupo de investigação Política e Cidadania (CIES-Iscte) e sou vice-diretora do Observatório da Democracia e da Representação Política. Fui co-chair da RN Social Movements do Council of European Studies e sou agora membro do board  da mesma. Entre 2018 e 2022 coordinei, como PI, o projecto de investigação financiado pela FCT HOPES - HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (230.000€). A minha área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação e à cidade. Tenho vários artigos publicados em revistas como Housing Studies, Journal of Common Market Studies, Partecipazione e Conflitto, Current Sociology, Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. A minha monografia 'The Revolution before the Revolution' e o livro que co-organizei com Olivier Fillieule, 'Social Movements Studies in Europe: The State of the Art', foram ambos publicados por Berghahn em 2016. Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital.
Fãs e Cultura Participativa | Desenho da Pesquisa
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação. Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.  Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298. Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017. Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Média e Opinião Pública | Práticas Discursivas
Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projetos de investigação e investigadora de quatro projetos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra atualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Ações Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da coletânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Journalism Practice, Feminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Estágio de 2º Ciclo
Maria João Lima é doutorada em Sociologia (Iscte). É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/) 
Teorias em Média e Comunicação
Desenho da Pesquisa | Dissertação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Subdiretora e Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital", sendo Coordenadora do projeto FCT, em curso, "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas". Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Desenho da Pesquisa | Literacia dos Media
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.  
Desenho da Pesquisa | Redes Sociais Online
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo