Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1080/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1080/2011/AL01 de 21-02-2020
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações oferece bases sólidas para o desenvolvimento de competências de investigação em Psicologia Social e em Psicologia das Organizações, o que permitirá prosseguir estudos de doutoramento ou desenvolver uma carreira profissional não académica, onde as atividades de investigação são requeridas (por exemplo, estudos de mercado). A estreita articulação com o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) e com o Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO) proporciona recursos, formação e um ambiente adequados à pesquisa, descoberta e implementação de conhecimentos na área científica da Psicologia Social e das Organizações a desafios de investigação e de intervenção social.

São inúmeras as áreas profissionais nas quais um psicólogo social e das organizações pode desenvolver a sua carreira, dos quais são exemplos:

- estudos de mercado,

- consumo e comunicação,

- educação,

- saúde, bem-estar e qualidade de vida,

- psicologia social do ambiente,

- intervenção psicossocial,

- comportamento político e participação pública,

- políticas de género e igualdade social,

- exclusão social, justiça e proteção

- responsabilidade social

- negociação e mudança organizacional,

- formação profissional,

- recrutamento e seleção,

- avaliação de desempenho,

- promoção de emprego.

Testemunhos de alumni
Marlene Manuel (finalista do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações)
O Mestrado em Psicologia Social e das Organizações é uma aposta num ensino de excelência e rigor. Com um plano de estudos abrangente, este curso abre aos alunos muitas portas no mercado de trabalho e dota-os das competências necessárias para responder às exigências do mundo profissional, seja em que área for. Ser formado em Psicologia nunca é uma desvantagem, pelo contrário. A minha passagem por este Mestrado fica marcada pela amizade que construí com colegas e docentes, num ambiente diverso, enriquecedor e de incentivo constante à superação pessoal e profissional.
Matilde Loureiro (consultora numa equipa de Recursos Humanos, com projeto de desenvolver carreira profissional na área do employer branding, onde conjugará marketing com recursos humanos)
O MPSO é o lugar onde damos prioridade à prática sobre a teoria (nunca descartando a importância desta última), é um mestrado diversificado e que nos faz expandir os horizontes, principalmente para quem tem uma ideia muito fixa e acaba por descobrir um mundo e uma infinidade de assuntos sobre os quais poderá vir a trabalhar. Trabalha-se muito a parte organizacional, mas também bastante a parte social. Assim, tive a oportunidade de conhecer o melhor dos dois mundos: decidida a explorar os dois caminhos, optei por um estágio na área organizacional (mais voltado para recrutamento e seleção) e uma dissertação na área social (optando por utilizar as normas sociais e testá-las nos comportamentos de desperdício alimentar).
Nuno Filipe Fernandes (investigador contratado em projeto científico, Universidade do Minho)
O MPSO dotou-me de bases teóricas sólidas tanto para a prática profissional, como para a vertente de investigação. Encontrei, assim, no ISCTE-IUL um bom equilíbrio entre a proximidade das organizações e a oportunidade de desenvolver competências analíticas inerentes à investigação. Debrucei-me sobre questões com impactos sociais, como o desperdício alimentar. Termino o MPSO repleto de espírito crítico e com a questão: como posso acrescentar valor?
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo