Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
Ana de Saint-Maurice, nasceu em Moçambique em 1958. Desde 1981 que é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa, onde se licenciou em Sociologia. É Professora Auxiliar desde 1994, ano em que se doutorou em Sociologia, tendo desenvolvido a sua investigação nas áreas da Sociologia das Migrações e da Sociologia das Relações Étnicas e Rácicas. Actualmente, lecciona as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos e Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos, tendo leccionado também em diversos Mestrados e no Programa de Doutoramento de Serviço Social do ISCTE. Colaborou em mestrados da Universidade Lusófona (Ciências da Educação) e da Universidade Católica de Lisboa (Comunicação Social).
É investigadora do DINÂMIA/CET, desde a sua constituição em 1989.
Ao nível da investigação o seu trabalho assenta em dois tipos de competências e interesses: de um lado, a especialização em métodos e técnicas de investigação permite a sua participação em áreas tão diversas das Ciências Sociais (como por exemplo "Observatório das Entradas na Vida Activa (OEVA)", IEFP; "Os consumo culturais no município de Lisboa", ISCTE/Câmara Municipal de Lisboa; "Regiões em Reestruturação e Promoção do Emprego", DINÂMIA; "Práticas e Representações Relativas ao Trabalho - A Administração Pública", (CITE); ?Caracterização sociográfica das Mulheres Autarcas?, STAPE; etc.). De outro lado, a Sociologia das Migrações tem sido uma área privilegiada, quer no que se refere à pesquisa, quer na participação em júris de mestrado e doutoramentos.
Tem experiência em Avaliação de Programas, nomeadamente, de Programas Europeus (como exemplo, Avaliação do ?Projecto de Formação de Formadores de Quadros Médios em Estatística? inserido no Programa PALOP, financiado pelo FED; Avaliação do Programa HORIZON, através do DINÂMIA/ pela ECOTEC; Avaliação do Projecto ?Toda a gente é Alguém?, Programa INTEGRAR - Medida 4 , do Fundo Social Europeu; Avaliação do Plano de Estágios da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, etc.).
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2015), é investigadora integrada no CIES-IUL desde 2020 e professora auxiliar convidada do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (25% afetação) do ISCTE. Iniciou o trabalho na investigação em 2008 (no CICS.NOVA), e tem vasta experiência em projetos de investigação nas áreas da educação, social, políticas públicas, administração e gestão escolar, estudos de diagnóstico para elaboração de documentos estratégicos e modelos de avaliação de projetos/programas recorrendo à Teoria da Mudança. Além dessas áreas, os seus interesses incluem estudos sobre inclusão social, e a desenvolvimento e aplicação de metodologias “multimétodo” (com experiência em técnicas quantitativas e qualitativas).
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.
Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística (em representação do CRUP), onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Pedro Abrantes é professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e professor convidado do Mestrado em Educação e Sociedade, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), instituição onde se licenciou e doutorou em Sociologia. Especializou-se nas áreas da educação, desigualdades sociais e percursos de vida. Durante os últimos quinze anos, tem participado em diversos projetos e atividades do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), tendo sido vogal da direção entre 2006 e 2012. Leccionoutambém nos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria, na Universidade de Lisboa e na Universidad Iberoamericana (México). Foi consultor em programas do Ministério da Educação e da Fundação Aga Khan, assim como investigador visitante da Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e do Centro de Investigación en Estudios Superiores en Antropología Social (México).É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Associação Portuguesa de Sociologia, tendo nesta última coordenado a secção de Sociologia da Educação e sido membro da direção. Foi presidente de uma ONG e representante português numa rede europeia de organizações de comércio justo. Foi, entre 2016 e 2020, Técnico Especialista do Gabinete do Ministro da Educação e, entre 2020 e 2022, é Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Regressou nessa altura à Universidade Aberta, onde é membro do Centro de Estudos Globais e coordenador do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados.
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2014). Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora auxiliar convidada no Iscte, onde dirige o Mestrado em Educação e Sociedade e coordena o 1º ano da licenciatura em Sociologia. É membro eleito da Comissão Científica do Cies. Atualmente coordena, em Portugal, o projeto europeu H:ouse (AMIF), centrado nos desafios habitacionais na integração de refugiados (2024-2026), e o projeto europeu Space4Us, sobre a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve um programa de investigação sobre as formas como as identidades e as pertenças dos jovens de origem mista são criadas em contextos familiares transnacionais. Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular enfoque nos filhos dos imigrantes. Autora e coautora de várias publicações, comunicações e conferências. A sua experiência docente inclui unidades curriculares sobre "Sociedade Educativa" e "Descendentes de Imigrantes e Educação" no Mestrado em Educação e Sociedade do Iscte, e outras unidades como “Objeto e Método da Sociologia”, "Sociologia da Educação", "Políticas Educativas", "Integração em Processos Migratórios", e "Mediação Multicultural em Contextos Educativos". Inclui ainda a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Foi formadora em várias instituições e com diversos públicos, incluindo professores, assistentes sociais, e animadores. Fez parte da equipa nacional de gestão do Programa Escolhas (2006-2008), coordenando a comunicação do programa, a área dos descendentes de imigrantes e a formação de equipas locais; e também fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Filhos de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Neste Instituto, foi também membro da Bolsa de Formadores para a sensibilização sobre o acolhimento e integração de imigrantes. Entre 2009 e 2010, aprendeu e utilizou o Stand Up Comedy para divulgação pública da ciência, através da participação do projeto "Cientistas de Pé".
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Teresa Seabra (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Dirigiu o curso de Mestrado em Educação e Sociedade de 2002 a 2023. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL). Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.
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