Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
António Filipe Fonseca é engenheiro e investigador em ciências da complexidade. Licenciou-se em Engenharia de Telecomunicações e Electrónica no IST em Lisboa e é mestre e doutor em Ciências de Sistemas Complexos pelo ISCTE / IUL e Faculdade de Ciências. Seus principais interesses de pesquisa são sistemas sociais complexos, dinâmica da informação e modelação e simulação de sistemas complexos. Trabalhou em diversas empresas privadas como engenheiro antes de se juntar ao serviço público como perito de IT. Actualmente é professor auxiliar no ISCTE Sintra e faz investigação científica no ISTAR / ISCTE-IUL Lisboa.
A Filipa R. Prudêncio é Professora Auxiliar do DCTI no ISCTE-IUL. Entre 2020 e 2024, foi Investigadora Sénior no Instituto de Telecomunicações (IT), e no projeto "Simons Collaboration on Extreme Wave Phenomena Based on Symmetries" (USA). Obteve o grau de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na área de Telecomunicações, no Instituto Superior Técnico (IST) e no IT, em 2014. Tem 16 artigos publicados em jornais científicos (14 como primeira autora) e 34 comunicações em conferências. Orientou 10 alunos de mestrado e 1 aluno de doutoramento. É membro de investigação em 9 projectos internacionais, sendo Co-PI (investigador principal) em 1 projecto. É vice-presidente da Comissão B do Comité Português da URSI-ANACOM. Recebeu o Prémio ANACOM-URSI em 2023, o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento do IST e o Prémio de Melhor trabalho de Estudante na conferência da URSI em 2015.
João Henriques é Professor Convidado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas e na Escola de Ciências Sociais e Empresariais de Sintra, do ISCTE-IUL. É doutorado em Sociologia, tendo sido bolseiro de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no CIES-IUL. A sua formação académica inicial é na área da Engenharia Civil (Bacharelato e Mestrado), e mais tarde em Sociologia (Mestrado), e Análise de Dados (Pós-graduação). Os temas das suas investigações de mestrado e doutoramento focaram a identidade europeia e a coesão social na UE.
É investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) onde tem participado em estudos em várias áreas temáticas, tais como as desigualdades sociais, ambiente e desenvolvimento sustentável, coesão social, educação, emprego, família e trabalho, comunicação da ciência.
Patrícia Costa concluiu o Doutoramento em Engenharia de Produção e Sistemas (tese na área de estatística/psicometria) pela Universidade do Minho, Mestrado em Mestrado em Matemática - Ensino (tese na área de estatística/psicometria) pela Universidade da Beira Interior e Licenciatura em Matemática - Ramo de Formação Educacional pela Universidade de Coimbra. A sua investigação foca-se em tópicos de Avaliação Educacional, Estatística Aplicada, Educação Comparativa e Psicometria. É membro integrado do ISTAR-IUL - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura. Tem experiência de docência em Estatística e Matemática no Ensino Superior, de investigação e de prestação de apoio técnico a decisores políticos no Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia. É autora/co-autora de diversos artigos científicos em revistas internacionais, capítulos de livros e relatórios técnicos e tem experiência na organização de eventos científicos internacionais.
Contactos
Escola de Tecnologias Aplicadas, Iscte-Sintra
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30