Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2023/2024)
Nasceu em Lisboa em 1973. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL, em 1997. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação, em 2004. Doutoramento em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, na Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona), em 2008.
Desde 2020 que é Professor Associado no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que leciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based, Gestão de Projetos de TIC e Empreendedorismo. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que é Investigador Integrado do ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas mesmas áreas de investigação. Investigador associado do DMAG – Distributed Multimedia Applications Group (UPC, Espanha).
Desde 1996, que tem vindo a participar em múltiplos projetos nacionais e internacionais financiados pela FCT, União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações científicas em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projeto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP.
Membro da OWASP (Open Web Applications Security Project) e líder do capítulo português (entre 2007-2018) e co-líder do capítulo de Lisboa (desde 2022) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projetos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Empreendedor em startups na área das TIC.
Joana Martinho Costa é membro da Comissão Instaladora da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), diretora da Pós-Graduação em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem, diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas, vice-presidente da Comissão Especializada em Assuntos Pedagógicos, coordenadora do Projeto de Implementação do Ensino à Distância do Iscte-Sintra e sub-coordenadora do Grupo de Investigação em Sistemas de Informação do ISTAR.
O seu background académico inclui licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Ensino de Informática e doutoramento em Educação, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade de Lisboa.
Tem publicado nos domínios de tecnologia educativa, aprendizagem mediada por tecnologia e educação informática. Os seus trabalhos incluem a autoria e co-autoria de 17 artigos científicos, dos quais 15 estão publicados em revistas indexadas no Scopus nos Quartis 1 e 2, e co-autoria de um livro internacional. Em 2021 foi Discussant na conferência anual da American Educational Research Association, na secção Using Technology in Education.
Os seus interesses de investigação centram-se em educação informática, ensino e aprendizagem mediados por tecnologia, tecnologia educativa e sistemas de informação em educação.
João Pedro Calado Barradas Branco Pavia doutorou-se em Ciências e Tecnologias da Informação em 2022, tendo como tema de tese o desenho de esquemas de comunicações sem fios para as comunicações ultra-rápidas na banda das ondas milimétricas e de THz.
Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Tecnologias Digitais Aplicadas da Escola de Tecnologias Digitais Aplicada do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Tem como interesses de investigação temas subordinados às áreas das redes de comunicação sem fios, cibersegurança, big data e machine learning.
É membro do IEEE e é também membro da COST - European Cooperation in Science and Technology, onde colabora com profissionais de vários países para o desenvolvimento de soluções centradas no domínio das comunicações rádio inteligentes para interacções inclusivas sem descontinuidades.
Esteve envolvido como organizador local e revisor em várias conferências e simpósios. Sendo também revisor de várias revistas da área das ciências e tecnologias da informação.
Margarida Santos é professora auxiliar convidada no Iscte-Sintra nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia da Educação. É Diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Saúde, Coordenadora do Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde, no âmbito do projeto internacional ManagiDITH coordenado pelo Iscte, e Membro da Comissão Especializada em Assuntos Pedagógicos do Iscte-Sintra.
Desde 2015 que coordena um projeto de investigação-acção na área da saúde, que promove o envolvimento das pessoas com doença e seus representantes nos processos de tomada de decisão na área da saúde. Este projeto é responsável pela Carta para a Participação Pública em Saúde (Lei n.º 108/2019, de 9 de setembro).
Doutorada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e das Organizações e licenciada em Psicologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação tem focado os processos de tomada de decisão e a participação do público, em particular no domínio das políticas públicas (ex.: orçamentos participativos municipais), sendo autora ou co-autora de mais de 20 publicações científicas no domínio.
Mário Melo é Professor Auxiliar Convidado de Comunicação Multimédia no ISCTE-Sintra. A sua investigação centra-se na conceção e validação de recursos educativos digitais para o ensino da Física, com base no modelo de design instrutivo 4C/ID. Neste contexto, também tem interesse no desenvolvimento de estudos de meta-análise sobre a eficiência do modelo 4C/ID sobre a capacidade de transferência de aprendizagem. A conceção e validação de recursos multimédia construídos com base na Teoria da Aprendizagem Multimédia de R. Mayer e da Teoria da Carga Cognitiva de Sweller são também preponderantes na sua atividade de investigação.
Ph.D. em Educação com ênfase em Technology Enhanced Learning and Societal Challenges pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, revalidado como Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Gerenciamento de Projetos pela UniChristus. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Assessor do gabinete da reitoria da UFCA para os temas de Inovação e Empreendedorismo. (2021-2023).
Presidente do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo - CRIE.
Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Pesquisador Adjunto do Programa Eficiência - Pesquisa na Administração Pública.
Bolsista FUNCAP do Programa Corredores Digitais (2022) pela Spin-Off GIR-Tech.
Pesquisador colaborador do DRLE | Digital Learning Environments Group member.
Pesquisador colaborador do DCG | Design Computation Group member.
Líder do grupo de pesquisa CoDe - Computation and Design - UFCA / CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1108821139524391).
Atua como gerente de projetos usando as boas práticas indicadas pelo PMBOK. Project Management Institute - Member ID: 2473758.
Associado AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Possui experiência como auditor interno da ISO9000 e modelagem de processos com BPMN - Business Process Model.
Contactos
Escola de Tecnologias Aplicadas, Iscte-Sintra
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30