Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Direito da Família
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estágio em Serviço Social na Área da Família
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Famílias e Migrações
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Metodologia do Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sociologia da Família
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Crianças, Jovens e Participação
15.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 15.0 |
Estado Providência e Políticas Sociais
15.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 15.0 |
Metodologia da Pesquisa Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Condicionada | 6.0 |
Políticas Sociais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Condicionada | 6.0 |
Crianças e Famílias em Situação de Risco
15.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 15.0 |
Teorias e Métodos de Pesquisa
15.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 15.0 |
Dissertação em Serviço Social com Famílias e Crianças
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Direito da Família
Esta UC pretende promover reflexão crítica sobre o papel do direito e do pensamento jurídico na área do
direito da família e dos direitos das crianças e, igualmente, dar a conhecer aos alunos como usar a lógica da lei para a análise e intervenção nesses domínios.
O estudante que complete com sucesso esta UC terá o conhecimento, a confiança e a base teórica para:
-Ter conhecimento da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança
-Ter compreensão dos quatro princípios gerais subjacentes a todos os direitos na convenção
-Ter competência para aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança - três níveis de comportamento
para com as crianças
-Ter conhecimento do direito de família nos países da UE
-Ter conhecimento das principais convenções e regulamentos da UE com impacto sobre direito de família e os direitos das crianças.
1. Sistemas europeus de direito da família. Novos desenvolvimentos e novas directivas.
2. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança
3. A legislação dos países europeus à luz da Convenção dos Direitos da Criança
A UC será avaliada com base no seguinte:
- Ensaio de 2000 palavras sobre um estudo de caso jurídico (30%)
- Exame escrito (70%)
Title: The UN Convention on the Rights of the Child
http://www.gesetze-im-internet.de/englisch_bgb/german_civil_code.pdf
3) German Civil Code:
- Anu Pylkkänen: Liberal Family Law in the making: Nordic and European Harmonisation. File attached
- Family law. Information on the rules (in Sweden). File attached
2) Articles
- Eriksson v. Sweden (11/1988/144/209)
- Anayo v. Germany (Appl. No 20578/07)
- Zaunegger v. Germany (Appl No 22028/04)
- Söderbäck v. Sweden (113/1997/897/1109)
- Schneider v. Germany (Appl No 17080/07)
1) Judgements from the European Court of Human Rights
Preston-Shoot, M. (2014) Making Good Decisions: Law for Social Work Practice. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Optional protocol to the convention on the rights of the child on the sale of children, child prostitution and child pornography
- Optional protocol to the convention on the rights of the child on the involvement of children in armed conflict
- Fact Sheet - a summary of the Convention on the Rights of the Child
- Convention on the Rights of the Child - II
The UN Convention on the Rights of the Child:
Sweden, "Information on the rules on i.a custody and maintenance", Excerpt from a document from the Swedish government, pp. 28-44.
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio em Serviço Social na Área da Família
Os estudantes que completarem com sucesso este módulo serão capazes de:
1-demonstrar conhecimento acerca das políticas, objetivos e funções das agências, bem como dos desafios enfrentados na relação com os clientes e as agências;
2-identificar recursos, pontos fortes e desafios da comunidade e dos clientes num determinado contexto sociocultural;
3-demonstrar conhecimento da natureza e da responsabilidade profissionais do serviço social;
4 - capacidade para desenvolver, manter e terminar relações com colegas e pessoas com acesso a recursos comunitários;
5 - identificar e avaliar problemas e questões de interesse no trabalho com indivíduos, grupos e comunidades marginalizadas;
6 - demonstrar o uso de instrumentos de avaliação adequados e identificar o quadro teórico usado na orientação da avaliação;
7 - demonstrar sensibilidade cultural e ética;
8 - compreender a importância da aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento permanente de competências no serviço social.
A UC tem como objetivo dar aos estudantes conhecimento básico acerca da prática atual em serviço social com crianças e famílias num dado contexto histórico e cultural. As principais abordagens direcionam-se para quadros teóricos orientados para a avaliação e resolução de problemas na prática de serviço social.
Esta UC decorrerá no primeiro semestre e consistirá em:
- Introdução ao estágio com orientações;
- Colocação numa agência/instituição de serviço social;
- Estágio com supervisor;
- Trabalho em grupo/equipa;
- Seminário/workshop;
- Apresentação oral;
- Relatório de estágio;
- Avaliação.
A UC será avaliada com base no seguinte:
- Apresentação em aula (20%);
- Debate entre pares das apresentações em aula (10%);
- Exame em casa. Relatório de estágio 4000 palavras (70% da nota).
Title: IFSW (2012), International Code of Ethics, http://ifsw.org/policies/statement-of-ethical-principles/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Famílias e Migrações
a) Compreensão dos processos de migração global e das suas dinâmicas.
b) Identificação das problemáticas das famílias e das crianças em processo migratório.
c) Compreensão das perspectivas culturais e dos comportamentos associados à mobilidade e situações de crianças em perigo.
d) Conhecimento sobre quadros éticos e legais para a intervenção social sobre estas matérias.
1. Introdução ao estudo das migrações internacionais
1.1. Questões conceptuais e metodológicas
1.2. Constituição das migrações
1.3. Integração dos migrantes
1.4. Migrações contemporâneas
2. Migrações e família: teoria e casos empíricos
2.1. Motivações e tipos de migração familiar
2.2. Famílias transnacionais
2.3. Parentalidade transnacional
3. Políticas de migração familiar
3.1. Políticas para a gestão das migrações familiares
3.1.1. As políticas migratórias
3.1.2. Restrições nas migrações familiares
3.1.3. Políticas de reagrupamento familiar
3.2. Políticas para a integração dos imigrantes
3.2.1. As atuais políticas de integração
3.2.2. O índice de políticas de integração de migrantes
3.2.3. Políticas de integração dos imigrantes em Portugal
4. Migrações e crianças: teoria, casos empíricos e estatísticas
4.1. Crianças deixadas para trás
4.2. Crianças refugiadas que procuram asilo
4.3. Políticas para crianças desacompanhadas
5. Apresentações pelos alunos
A avaliação desta UC terá por base uma apresentação seminarial a partir de um texto (30%) e um exame escrito (70%).
Title: King, Russel, et al (2010), The Atlas of Human Migration. Global Patterns of People on the Move, London, Earthscan.
Goldin, Ian, Geoffrey Cameron and Meera Balarajan (2011), Leaving home: migration decisions and processes, in Ian Goldin, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan, Exceptional People. How Migration Shaped Our World and Will Define Our Future, Princeton, Princeton University Press: 97-120.
Carling, Jørgen, Cecilia Menjivar, & Leah Schmaltzbauer (2012), Central Themes in the Study of Transnational Parenthood, Journal of Ethnic and Migration Studies, 38:2, 191-217.
Bryceson D & Vuorela U. (2002), Transnational families in 21st century, in Bryceson and Vuorela U (eds.), The Transnational Family: New European Frontiers and Global Networks. Oxford, Berg publishers, 3-30.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Zhu, Hong (2015), "Chinese immigrants' parental experiences in Norway". University of Stavanger. URL: http://hdl.handle.net/11250/298842
Karki, Jayanti (2015), "Creating a Social Network Post Migration: A Study of Unaccompanied Minors and Youth in Sweden". University of Gothenburg. URL: http://hdl.handle.net/2077/39506
Jones, Marshalee (2015), "Adoption and Conformity: Immigrant Parent's Feelings about Parenting in Norway". University of Stavanger. URL: http://hdl.handle.net/11250/298326
Dangol, Abhas (2015), "Parenting among Nepalese Families in Lisbon and Its Effect on Child Integration." Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE.
Bajracharya, Manika, (2015), "Nepalese Women Migrants in Portugal and Their Experience with Socio-Cultural Integration." Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE.
Amankwa, Lilian (2015), "The Role of Child Protection Professionals in Enhancing Parenting among Parents in Gothenburg". University of Gothenburg.
Alessandri, Greta (2015), "Evaluating the Implementation of Article 22 of the UN Convention on the Rights of the Child in Uganda - Nakivale Refugee Settlement: Duty Bearers' and Children's Voices." Makerere University.
* Thesis of MFamily (2015) on migration issues
United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) (2008), Through the eyes of a child: refugee children speak about violence. A report on participatory assessments carried out with refugee and returnee children in Southern Africa 2005 - 2007. UNHCR: 1-26. URL: http://www.unhcr.org/47c804682.html
Rossi, Andrea, Eva Jesperson and Rhea Saab (2005), Children, youth and migration. UNICEF: 1-43. URL: http://www.un.org/esa/population/migration/turin/Turin_Statements/UNICEF.pdf
Newland, Kathleen (2014), What Is the Right Policy Toward Unaccompanied Children at U.S. Borders? Washington D. C., Migration Policy Institute. URL: http://migrationpolicy.org/news/what-right-policy-toward-unaccompanied-children-us-borders
International Organization for Migration (2011), Unaccompanied Children on the Move. The work of the International Organization for Migration (IOM). Geneva, IOM. URL: http://publications.iom.int/bookstore/index.php?main_page=product_info&cPath=41_7&products_id=764
D'Emilio, Anna et al (2007), The Impact of International Migration: Children left behind in selected countries of Latin America and the Caribbean. United Nations Children's Fund (UNICEF), New York: 1-36. URL: http://www.unicef.org/socialpolicy/files/The_Impact_of_International_Migration_LAC.pdf
* Other references
United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR). Population Statistics. Web Database. http://popstats.unhcr.org/#_ga=1.261053065.589226797.1410242592
Yamanaka, Keiko, and Nicola Piper. 2005. Feminized Migration in East and Southeast Asia: Policies, Actions and Empowerment. http://unrisd.org/unrisd/website/document.nsf/ab82a6805797760f80256b4f005da1ab/06c975dec6217d4ec12571390029829a/$FILE/OP11 web.pdf.
United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) (2015), World at War. UNHCR Global Trends, Forced Displacement in 2014. Geneva, UNHCR. URL: http://unhcr.org/556725e69.html
United Nations High Commissioner for Refugees Regional Office (UNHCR) (2014), Children on the run. Unaccompanied children LEAVING Central America and Mexico and the Need for international Protection, United Nations High Commissioner for Refugees Regional Office for the United States and the Caribbean Washington, D.C.: 1-120. URL: http://www.unhcrwashington.org/sites/default/files/UAC_UNHCR_Children%20on%20the%20Run_Full%20Report.pdf
Tereschenko, Antonia & Helena C. Araújo (2011), Ukrainian immigrant children's experiences of Portugal, Global Studies of Childhood, Vol 1-2.
Strik, Tineke, Betty de Hart, Ellen Nissen (2013), Family Reunification: A barrier or facilitator of integration? A comparative study. HW Oisterwijk: Wolf Legal Publishers. http://research.icmpd.org/fileadmin/Research-Website/Project_material/Family_Reunification_EIF/FamilyReunification_transnational_report.pdf
Ryan, Louise (2010), Transnational relations: family migration among recent Polish migrants in London, International Migration, 49 (2), 80-103. Doi:10.1111/j.1468-2435.2010.00618.x
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) (2015), International Migration Outlook 2015, Paris, OECD.
Lemaitre, Georges (2005), The Comparability of International Migration Statistics. Problems and Prospects, OCDE, Statistics Brief 9/2005. URL: http://www.oecd.org/migration/mig/36064929.pdf
Kohli, Ravi K. S. (2006), The sound of Silence: Listening to What Unaccompanied Asylum-Seeking Children Say and Do Not Say. British Journal of Social Work 36 (707-721).
Eadaoin Ni Chaoimh and Emilie WhiteKofman, Eleonore, Sue Lukes & Pauline Aaron (2008), Family Migration Policies in the United Kingdom: Actors, Practices and Concerns, Vienna, International Centre for Migration Policy and Development - ICMPD.
Huddleston, Thomas, Jan Niessen, Eadaoin Ni Chaoimh and Emilie White (2011), Migrant Integration Policy Index. Brussels, British Council and Migration Policy Group
Goldin, Ian, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan (2011), A Global Migration Agenda, in Ian Goldin, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan, Exceptional People. How Migration Shaped Our World and Will Define Our Future, Princeton, Princeton University Press: 259-330.
European Migration Network (2014), Asylum and Migration Glossary 3.0. A tool for better comparability produced by the European Migration Network. Luxembourg, European Commission. URL: http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/what-we-do/networks/european_migration_network/docs/emn-glossary-en-version.pdf
Collett, Elizabeth (2015), The Asylum Crisis in Europe: Designed Dysfunction, Migration Policy Institute Europe. Website. Brussels, Migration Policy Institute Europe. URL: http://www.migrationpolicy.org/news/asylum-crisis-europe-designed-dysfunction
Collett, Elizabeth and Milica Petrovic (2014), The future of immigrant integration in Europe: Mainstreaming approaches for inclusion. Brussels, Migration Policy Institute Europe. URL: http://www.migrationpolicy.org/research/future-immigrant-integration-europe-mainstreaming-approaches-inclusion
Castles, Stephen, Hein de Haas and Mark J. Miller (2014), The Age of Migration. International Population Movements in the Modern World (5th edition). Hampshire, Palgrave. [soon in ISCTE library]
Bak, Maren and Kerstin von Brömssen (2010), Interrogating Childhood and Diaspora through the voices of children in Sweden, Childhood, 17 (1), 113-128.
Bailey, Adrian and Paul Boyle (2004), Untying and retying family migration in the New Europe, Journal of Ethnic and Migration Studies, 30:2, 229-241, DOI: 10.1080/1369183042000200678
Åkesson, Lisa (2009), Remittances and inequality in Cape Verde: the impact of changing family organization, Global Networks 9 (3) 381-398.
ACP Observatory on Migration and International Organization for Migration (2012), Transnational families and the social and gender impact of mobility in ACP countries. URL: http://publications.iom.int/bookstore/free/Transnational_families.pdf
* Complementary references
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologia do Serviço Social
Os estudantes que frequentarem com aproveitamento esta UC obterão conhecimentos e capacidades para:
-Estarem familiarizados com as teorias sobre a prática do serviço social
-Adquirirem uma perspectiva do serviço social enquanto abordagem sistémica
-Identificarem factores subjacentes à teoria do serviço social
-Adquirirem competências a entrevistar famílias
-Prepararem uma conferência familiar de grupo
1. A teoria e a prática do serviço social: principais questões e desafios
2. O serviço social numa perspectiva crítica
3. Premissas teóricas para trabalhar com famílias
4. Serviço social numa abordagem sistémica
5. Definição da avaliação e do projeto em uma visão sistémica
6. Solução orientada de proteção à criança
7. A conferência de grupo familiar
A UC será avaliada com base em:
- Apresentações e seminários em sala de aula
- Exame escrito a submeter on-line (100%)
Title: Helay, Lynne (2007. Universalism and cultural relativism in social work ethics. International social work 50:11 p p 11-26
Helay, Karen (2014). Social work theories in context. Second edition. Palgrave/ Mcmillan: Basinstoke
Hayes, D. and Housten, S. (2007): Lifeworld, System and Family group Conferences: Habermas' Contribution to Discourse in Child Protection. British Journal of Social Work 37, pp 987-1006. Oxford University Press.
Dalrymple, J. (2002): Family group conference and youth advocacy: the participation of children and young people in family decision-making. European Journal of Social Work, Vol 4, no 3, pp 287-299. Oxford University Press.
Banks, Sarah (2008). Critical commentary: social work ethics. British Journal of social Work. 38 pp 1238-1249.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Van Bæk, F (2007): How do children experience a Family group conference? In Schjelderup, L and Omre, C "Veivisere for et fremtidig barnevern", Tapir Akademisk forlag.
Pine, Daniel, Costello, Jane and Masten, Ann (2005). Trauma, Proximity, and Developmental Psychopathology. The effects of War and Terrorism on children. Neuropsychopharmacology 30 pp.1781 - 1792
Mennen, Ferol & O'Keefe, Maura (2005). Informed decision in child welfare: The use of attachment theory. Children and Youth services Review. 25 pp 577 - 593.
Masten, A (2014): Global Perspectives on Resilience in Children and Youth. Child Development, January/February 2014, Volume 85, Number 1, Pages 6-20
McKenzie, M and Walker, S (2007): Experiences and challenges of FGC in New Zealand: A view from NZ. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (20 pages).
Horverak, S (2007): The conflicts of clients in child welfare, the property of the clients or the professionals - a discourse about Family group conference. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (16 pages).
Hämäläinen, Juha, Brian Littlechild, Oldrich Chytil, Miriam Sramatá, Emmanuel Jovelin (2012) Evolution of Child Protection and Child Welfare Policies in Selected European Countries: A Festschrift to honour Professor Peter Erath, Publisher Albert, 73-89.
Authors:
Reference: null
Year:
Sociologia da Família
Fornecer conhecimentos sobre as tendências atuais acerca da família, numa perspetiva histórica e comparativa entre países. Serão abordadas as principais perspectivas teóricas sobre família de modo a proporcionar a compreensão das principais dinâmicas, relações e problemas familiares. Os alunos que completem com sucesso esta UC ficarão com conhecimentos e competências para:OA1-Identificar os principais conceitos e perspectivas teóricas sobre a família OA2-Analisar as principais mudanças e dinâmicas que têm ocorrido nas estruturas familiares, na parentalidade e nas relações de género OA3-Identificar e compreender o significado e implicações dos principais indicadores sobre a família OA4-Compreender as relações familiares ao longo do curso de vida e em diferentes contextos sociais e culturais OA5-Analisar as redes de parentesco e o capital familiar OA6-Identificar os principais problemas que afectam a vida familiar e analisar as suas implicações sociais bem como as políticas de família
CP1 - Introdução. O conceito de família numa perspetiva crítica.
CP2 - Perspetivas teóricas sobre família
CP3 - Principais indicadores, tendências e dinâmicas familiares. Análise comparativa entre países
CP4 - Relações familiares, género e parentalidade
CP5 - Redes de apoio geracional e de parentesco
CP6 - Problemas familiares e políticas de família: crianças em situação de risco, violência doméstica
A avaliação terá por base: Seminário com apresentação em grupo, 1500 palavras, e participação ativa nas aulas (30%); Exame/ensaio escrito (70%)
BibliografiaTitle: Aboim,Sofia,Pedro Vasconcelos & Karin Wall(2013),"Support, social networks, and the family in Portugal: two decades of research", International Review of Sociology Crompton, Rosemary et. al.(2007)"Introduction:The Unravelling of the 'Male breadwinner' Model and Some of its Consequences", in Crompton, Rosemary et. al. Women, Men, Work and Family in Europe. London:Palgrave.DeKeseredy, W.S.; Schwartz,M. D.(2011). "Theoretical and definitional Issues of Violence against Women". In: Renzetti, C. M. [et al.] (eds.). Sourcebook on violence against women. London: Sage, p. 3-30.Guerreiro, M.D., A. Torres and C. Lobo (2009), "Changing families: configurations, values and recomposition processes" in Guerreiro,M.D.,A. Torres and L. Capucha, Welfare and everyday life, Oeiras, Celta Editora.Morgan, D. (2011), Rethinking Family Practices, London, Palgrave.Robila, M. (ed.) (2014), Handbook of Family Policies Across the Globe, New York, Springer.UNICEF(2016), The State of the World's Children,N.York
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Trnka, Sylvia (1999), Family issues between gender and generations, Seminar Report, Vienna, European Observatory on Family Matters, EC.
Toffanin, Angela Maria. (2012). Research on violence against women: A sociological perspective, Interdisciplinary Journal of Family Studies, XVII, 1.
Therborn, Göran (2004) Between Sex and Power, Family in the World, 1900-2000.London&New York: Routledge.
Silva, Elisabeth & Smart, Carol (Ed.) (1999), The New Family? London: Sage.
Nilsen, A. et al. (2012) Transition to parenthood in Europe. A comparative life course perspective. Bristol, Policy Press.
Kapoor, Sushma (2000), Domestic Violence against Women and Girls, Innocenti Digest 6, Innocenti Research Centre, UNICEF.
Guerreiro, M. D., A. Caetano and E. Rodrigues (2014), "Gendered family lives through the eyes of young people: diversity, permanence and change of gender representations in Portugal", Gender and Education,26(1): 35-51.
Guerreiro, Maria D; Pereira, Inês. 2007. Women´s occupational patterns and work-family arrangements: do national and organizational policies matter?. In Rosemary Crompton, Suzan Lewis and Clare Lyonette (ed.), Women, Men, Work and Family in Europe, 190 - 209. London: Palgrave.
Guerreiro, M. D. and P. Abrantes (2004), "Moving into adulthood in a southern European country: transitions in Portugal", Portuguese Journal of Social Science, vol. 3, nº. 3.
Garey, Anita, Karen Hansen, Rosanna Hertz, Cameron Macdonald (2002), "Care and Kinship - An Introduction", Journal of family issues, Vol. 23 No. 6, September, 703-715.
Edwards, Rosalind, Jane Franklin & Janet Holland (2003), "Families and Social Capital: Exploring the Issues", Working Paper No. 1, Families & Social Capital ESRC Research Group, London: South Bank University.
Dobash, R. P., Dobash, R. E., Wilson, M., & Daly, M. (1992). "The myth of sexual symmetry in marital violence". Social Problems, 39(1), 71-91.
Ávila (orgs.), Knowledge and Society, (Portugal in the European Context, vol. II), CIES, ISCTE-IUL, Lisbon, Celta Editora, pp. 5-20.
Costa, A.F., F.L. Machado and J.F. Almeida (2009), "Social classes and educational assets. A transnational analysis", in Costa, António Firmino da, Fernando Luís Machado and Patrícia
Back-Wiklund, Margareta, Tanja van der Lippe, Laura den Dulk, Anneke Doornie-Huskies 2011. Quality of Life and Work in Europe: Theory, Practice and Policy. Palgrave Macmillan Amines.
Amirthalingam, Kumaralingam (2005), "Women's rights, international norms, and domestic violence: Asian perspectives", Human Rights Quarterly, 27(2): 683-708.
Aboim, Sofia (2005), "Dinâmicas de interacção e tipos de conjugalidade", In Wall, Karin (Eds.), Famílias em Portugal - Percursos, Interacções, Relações Sociais (pp. 231-302). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Authors:
Reference: null
Year:
Crianças, Jovens e Participação
Conhecimento
1-Estado da arte no campo do serviço social com crianças vulneráveis e famílias marginalizadas; 2-Conceitos teóricos como empoderamento, participação dos utilizadores, parceiras e processos democráticos relacionados com os DireitosHumanos e com o Direito da Criança; 3-Princípios participatórios em serviço social e instrumentos práticos para a sua implementação.
Competências
4-Sensibilidade cultural e ética na relação com crianças e jovens; 5-Métodos e competências ancorados em pesquisa; 6-Uma abordagem equilibrada das práticas de serviço social que explora as mais-valias e bens das crianças e famílias.
Competências gerais
7-Novas perspetivas sobre as crianças em sociologia, psicologia e serviço social;8-Novos paradigmas relacionados com a perspetiva de forças; 9-Fatores relativos aos direitos e competências das crianças para participarem em decisões e soluções relativas ao seu quotidiano.
1-Introdução. Perspetiva teórica; A perspetiva da nova criança. Um paradigma de construção de soluções. Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU;
2-Competências em serviço social com crianças num contexto global. Contribuições de parceiros associados: Sue Young, UWA "Solving social problems: southern perspectives" and "Using community development, capacity building and strength-based strategies in Child Protection Policies and Practices"; and Margaret McKenzie-Davidson, Otago "Investing in Children" and "Primary Prevention Strategies and Solutions in Child protection";
3-Métodos de pesquisa e análise focados nas crianças. Contribuição de Ing-Marie Johansson, UGot;
4-Estágio em instituições que trabalham com crianças e famílias vulneráveis e marginalizadas - Introdução ao estágio com orientações; Colocação numa agência/instituição de serviço social; Estágio com supervisor; Trabalho de grupo/equipa; Seminário/workshop; Apresnetação oral; Relatório de estágio; Avaliação.
A avaliação consiste em:
- Apresentação de grupo - a partir de textos seleccionados do programa (1500 palavras) (aprovado/reprovado);
- Performance profissional (aprovado/reprovado);
- Relatório de estágio - individual ou em grupo (2000 palavras) (aprovado/reprovado);
- Apresentação na aula (depois do estágio) (aprovado/reprovado);
- Exame em casa - Ensaio (2500 palavras) avaliadas de A-F.
Title: community development to contribute to a valid social Work practice with children at risk. In European Journal of Social Work p.p.1-16. Routledge, England
Young, S , McKenzie, M, Schjelderup, L, Omre, C (2012): The Rights of the Child enabling
Sinclair, R (1998): Involving children in planning their care. In "Child and Family social work" volume 3 pp 137-142. Blackwell Science, Norwich.
Malone, K. & Hartung, C. (2010). Challenges of participatory practice with children and young people. In B. Percy-Smith & N. Thomas (eds). A handbook of children and young people`s participation. London: Routledge, s. 24-38
Berg, I.K & Kelly, S. (2000), Building Solutions in Child Protective Services, pp.4 - 303, Norton Professional Books, NY, London
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Willumsen, E. & Hallberg, L. (2003) Interprofessional collaboration with young people in residential care: some professional perspectives: Journal of Interprofessional Care, 17, 4, 389-400. http://www.tandf.co.uk
Vagli, Å. (2003): The Social Organization of Legitimate Risks Assessments in Child Protection - a Study of Backstage Talk and Interaction in a Local Child Protection Agency in Norway. In Mike Seltzer et al. Listening to the Welfare State. Aldershot.:Ashgate
United Nations` Convention on the Rights of the Child. New York 20/11 1989. 14 pages.
Skivenes, M Strandbu, A (2006): A child perspective and children`s participation. In Children, Youth and Environments 16(2) pp 10-27. Colorado.
Saleebey, D., (2006) Introduction: Chapter One: "Power in the People» (p2 -23), Chapter Five:" The Strengths approach to Practice (p77-91), Chapter Fifteen: "The Strengths perspective: Possibilities and Problems" (p277-302) in Saleebey,D. (ed.) The Strengths Perspective in Social Work Practice, Fourth Edition, Boston, Pearson Education
Rutter, M (2000): Resilience reconsidered: conceptual considerations, empirical findings, and policy implications. I: Shonkoff, J.P. and Meisels, S.J. (red.). Handbook of early childhood interventions. Andra Upplagan (s. 651 - 683). Cambridge: Cambridge University Press.
Reynaert, D., Bouverne-De Bie, M. & Vandeveldr, S. (2009). A review of children`s rights literature since the adoption of the UN Convention on the Rights of the Child. Childhood, 16, 518-533. DOI:10.1177/0907568209344270.
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Cloke, C and Davies, M (1997): Introduction. In Cloke, C and Davies , M. "Participation and empowerment in child protection", pp xiii-xxiv. John Wiley and Sons, West Sussex.
Authors:
Reference: null
Year:
Estado Providência e Políticas Sociais
Conhecimento:1-Demonstrar conhecimento de diferentes princípios organizativos dos serviços de welfare; 2-Compreender como funcionam os processos democráticos de tomada de decisão; 3-Demonstrar conhecimento acerca do papel dos profissionais na prestação de serviços do Est.Prov.; 4-Compreender os aspetos específicos do Est.Prov. escandinavo e os seus desafios.
Competências:5-Demonstrar capacidade de justificação e crítica dos regimes de Est.Prov; 6-Comparar regimes de Est.Prov. em áreas como a imigração e políticas de família; 7-Fazer uso da teoria política numa análise normativa de programas de Est.Prov; 8-Refletir na base normativa das políticas de welfare e no efeito no serviço social.
Competências gerais: 9-Capacidade de análise teórica das políticas de welfare; 10-Elaborar uma análise teórica de áreas específicas de política de welfare; 11-Capacidade para identificar desafios críticos para os Est.Prov. europeus; 12-Elaborar projetos de investigação com comparação de Est.Prov.
1. Os principais tipos de regimes de estado providência: liberal, corporativo-conservador e social democrata
2. O desenvolvimento dos diferentes regimes de estado-providência em diferentes culturas políticas. Logicas
morais e políticas.
3. Críticas reflexivas sobre o estado-providência
4. Desafios e perspectivas sociais e políticas sobre o estado-providência na Escandinávia, na Europa e a
nível global
5. Perspectivas históricas transnacionais sobre política social e tendências transnacionais sobre serviço
social
6. Estudos de caso de países de diferentes regimes de estado-providência
- Paper 2500 palavras (40%);
- Apresentação em sala de aula (10%);
- Exame em sala de aula 4 horas (50%);
- Visitas de campo (2 ECTS) Obrigatório.
Title: Rothstein, B. (2000). "The future of the universal welfare state: an institutional approach". In Kuhnle, S. (ed.) Survival of the European Welfare State. London. Chapter 13, side 17 - 30. 15 pp.
Michell, S. (2011). "Moving targets: towards a framework for studying family policies and welfare states". In: Kettunen, Pauli and Petersen, Klaus (2011) Beyond Welfare State Models. Transnational Historical Perspectives on Social Policy. Cheltenham UK: Edward Elgar. Pp 119-138.
Kettunen, Pauli and Petersen, Klaus (2011) Beyond Welfare State Models. Transnational Historical Perspectives on Social Policy. Cheltenham UK: Edward Elgar. Introduction, pp. 1-13.
Kautto, M. (2010): The Nordic Countries, I : Castles, F. m.fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Cap. 40, Oxford University Press. (15 pages).
Esping-Andersen, G. (2007). Three Worlds of Welfare Capitalism. In C. Pierson & F. G. Castles (Eds.). The Welfare State Reader (pp. 160-174). Cambridge: Polity Press. 15 pages.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wilkinson, R and K. Pickett (2010). The spirit level: Why equality is better for everyone. London: Penguin Books. Ulikhetens pris. Res Publica, Oslo. Pp. 79 - 107; 209 - 223. 103 pages.
Schøn, D. A. (1987). Educating the Reflective Practitioner (pp. 3-21). San Francisco: Jossey-Bass. 19 pp.
Saunders, P. (2010): "Inequality and Poverty", In: Castles F. m. fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Chapter 36 Oxford University Press. (13 pp).
Rothstein, Bo (1998) Just institutions Matter. The Moral and Political Logic of the Universal Welfare State, chapter 5 and 6. Cambridge University Press, Cambridge UK (54 pp).
Pollitt, C. (2003): The Essential Public Manager, Open University Press, Maidenhead, Chapter 1 and 2. 44 pp.
Nullmeier, F. and F.X. Kaufmann: "Post-War Welfare State Development", In: Castles F. m.fl. (2010): The Oxford Handbook of the Welfare State, Chapter 6, Oxford University Press. (20 pages).
Moene, Kalle & M. Wallerstein The Scandinavian Model and Economic Development, Development Outreach, World Bank Institute February 2006, pp. 18-35.
Kymlicka, W. (2002). Contemporary Political Philosophy. Oxford: Oxford university Press. Chapter 3 ("Liberal Equality"): pp. 53 - 75; Chapter 4 ("Libertarianism"): Pp. 102 - 127; Chapter 6 ("Communitarianism"): Pp 208 - 221 and 228 - 244; Chapter 8 ("Multiculturalism"): Pp. 327- 370. (127 pages.).
Healy, K. and Oltedal S. (2006). "An Institutional Comparison of Child Protection Systems in Australia and Norway Focused on Workfare Retention". Journal of Social Policy (39/2). Cambridge University Press. Pp. 1-18.
Healy, K. (2005). Social Work Theories in Context. (pp. 1-11 & 27-35). Basingstoke: Palgrave Macmillan. 20 pages.
Gilbert, Neil, Nigel Parton and Marit Skivenes (eds.). 2011. Child protection systems: International trends and orientations. New York: Oxford University Press. Chapter 1 (pp. 3-17)and 12 (pp.243-259).
Esping-Andersen, G., (2009), The Incomplete Revolution: Adapting Welfare States to Women's New Roles. Oxford: Polity Press. Introduction - Cap: 1 ; 3 - 5 and epilogue. Pp. 1 - 15; 19 - 54; 77- 174. 148 pages.
Boston J. (2011):" Basic NPM Ideas and their Development", I Christensen, T. and Lægreid P. New Public Management , Cap. 2. Ashgate. (15 pages).
Arts, W.A. and J. Gelissen (2010): "Models of the Welfare State". In: Castles F. m.fl. (2010): Handbook of the Welfare State, Chapter 39, Oxford University Press. (15 pages).
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologia da Pesquisa Social
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade para:
1. Identificar as características das várias estratégias metodológicas frequentemente utilizadas em Ciências Sociais;
2. Reconhecer e utilizar adequadamente os principais procedimentos e instrumentos associados a cada uma dessas estratégias;
3. Examinar criticamente as condições e possibilidades que guiam as escolhas metodológicas e sua adequação aos problemas de investigação;
4. Conceber projetos de pesquisa coerentes e instrumentos de recolha e análise de informação adequados a esses projetos.
1. O que é a pesquisa social? Problemas, objetivos e estratégias metodológicas:
1.1 Pesquisa orientada para casos ou variáveis; estratégias intensivas, extensivas e comparativas;
1.2 Combinação de métodos: a triangulação na pesquisa social.
2. Desenho de pesquisa nas Ciências Sociais:
2.1 O ciclo da pesquisa;
2.2 Como formular questões de pesquisa;
2.3 Conceptualização, operacionalização e medida;
2.4 Mapear o campo empírico: unidades de análise; população e amostras, seleção de casos.
3. Recolha e análise de dados quantitativos:
3.1 Desenhar uma pesquisa quantitativa;
3.2 Conduzir uma pesquisa quantitativa;
3.3 Analisar e apresentar dados quantitativos.
4. Recolha e análise de dados qualitativos:
4.1 O que é a pesquisa qualitativa?;
4.2 Planeamento e condução de entrevistas;
4.3 A utilização de documentos na pesquisa social;
4.4 Análise de dados qualitativos.
Avaliação ao longo do semestre:
A avaliação inclui três componentes:
1. Participação nos debates e nos exercícios realizados em aula (10% da avaliação final);
2. Apresentação em aula de um trabalho individual (30% da avaliação final);
3. Redação de um ensaio escrito individual (60% da avaliação final).
1. Para os debates e exercícios realizados em aula, valoriza-se a elaboração e desenvolvimento de estratégias metodológicas e de instrumentos de recolha e análise de informação relacionados com os projetos de investigação que os estudantes estarão a realizar no âmbito da dissertação.
2. A apresentação em aula deve centrar-se no projeto de dissertação, ou na apresentação do desenho de pesquisa de um projeto de investigação.
3. O ensaio escrito consiste no desenvolvimento da componente metodológica de uma pesquisa social, incluindo a elaboração dos instrumentos de recolha de informação e a sua testagem. O ensaio escrito não deverá ultrapassar as 10 páginas, deve ser redigido em português, incluir capa e índice e apresentado em formato pdf. Os trabalhos são submetidos a teste de plágio. Para além da componente escrita, poderá ser solicitada uma discussão oral, ficando a realização desta ao critério do docente.
Avaliação Final (2ª época e época especial):
A UC não prevê um exame final escrito. Os alunos que pretendem realizar a UC por exame, ou que reprovem em 1ª época, devem submeter um ensaio individual escrito (70% da avaliação) acompanhado de uma apresentação ppt (30% da avaliação).
1. O ensaio consiste na apresentação de um projeto de investigação, argumentando sobre a adequabilidade, pertinência e racional associados às escolhas metodológicas. Não deverá ultrapassar as 10 páginas, deve ser redigido em português e incluir capa e índice.
2. A apresentação ppt consiste na apresentação do projeto de pesquisa, sintetizando os principais argumentos e conclusões do ensaio, não devendo exceder os 20 diapositivos.
Os trabalhos são submetidos a teste de plágio. Para além da componente escrita, poderá ser solicitada uma discussão oral, ficando a realização desta ao critério do docente.
Melhoria de nota:
Os alunos que pretendam realizar melhoria de nota podem inscrever-se na Avaliação Final em 2ª época e época especial, submetendo-se a esse regime de avaliação. Os estudantes devem contactar o docente da UC para esclarecerem como podem melhorar o trabalho.
Title: BABBIE, E. (2013), The Practice of Social Research (11th ed.), Thomson Wadsworth. [S.113 BAB*Pra 15ªed]
BRYMAN, A. (2012), Social Research Methods (4th ed.), Oxford University Press. [S.113 BRY*Soc 4ªed]
RAGIN, C., & AMOROSO, L. (2011), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method (2nd ed.), SAGE Publications. [S.112 RAG*Con 3ªed]
DELLA PORTA, D., & KEATING, M. (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge University Press (1st ed.). [S.112 App]
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ALBARELLO, L., DIGNEFFE, F., HIERNAUX J.-P., MAROY, C., RUQUOY, D., SAINT-GEORGES, P. de (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva. [S.113 Pra trd.por]
BARDIN, L. (2011), Análise de Conteúdo (ed. revista e ampliada), Edições 70. [S.133 BAR*Ana trd por 4ª ed. rev. act ex.2]
BEAUD, S., & WEBER, F. (2007), Guia para a Pesquisa de Campo: Produzir e Analisar Dados Etnográficos, Editora Vozes. [A.112 BEA*Gui trd por]
BERTAUX, D. (2010), As Narrativas de Vida: A Pesquisa e seus Métodos, Paulus. [S.113 BER*Rec trd.por ex.2]
BLAKIE, N. (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge (2nd ed.), Polity Press. [S.113 BLA*App]
BLAIKIE, N. (2000), Designing social research: The Logic of Anticipation, Polity Press. [S.112 BLA*Des]
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CRESWELL, J. W., & CRESWELL, J. D. (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition), SAGE Publications. [S.113 CRE*Res 5ªed]
DENZIN, N. R., LINCOLN, Y. S., GIARDINA, M. D., & CANNELLA, G. S. (eds.) (2024), The SAGE Handbook of Qualitative Research (6ª ed.), SAGE Publications. [S.113 Han,4 5ªed]
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Authors:
Reference: null
Year:
Políticas Sociais
Pretende-se que os alunos se familiarizarem com as teorias e problemas relacionadas com o objeto da UC, tomando conhecimento ou aprofundando o contacto com autores clássicos e contemporâneos, desenvolvendo assim conhecimentos teóricos mais gerais e competências analíticas de matérias mais específicas dos fundamentos das políticas sociais enquanto políticas públicas. Os alunos devem revelar, no final, níveis elevados de saber e capacidade de análise das problemáticas abordadas.
1. As políticas sociais em perspetiva histórica
i. O que é o Estado Providência
ii. Raízes históricas do Estado Providência
2. Estado Providência e regimes de bem-estar social: diversidade institucional e política
i. A política contra os mercados: desmercadorização e desfamiliarização
ii. As variedades do capitalismo de bem-estar
iii. Limitações das análises tipológicas
3. Problemas sociais contemporâneos
i. Desigualdades e pobreza
Ii. Trabalho e Condições laborais
Iii. Os impactos sociais e políticos da digitalização, da robotização e da automação
iv. Famílias, envelhecimento e proteção social
4. A resiliência institucional e política do Estado-Providência
i. As idades do Estado-Providência
ii. Restrições, pressões para a mudança e trajetórias de reforma
iii. O Estado-Providência no quadro da globalização
A avaliação é periódica, visa aferir em que medida o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objectivos e constará de dois testes escritos individuais, um sobre os primeiros dois pontos do programa e o segundo sobre os restantes. Os estudantes têm ainda a possibilidade de realizar um exame final caso não tenham realizado ou sido aprovados em algum dos dois testes.
BibliografiaTitle: -Standing, Guy (2013), Defining the precariate, Eurozone.
- Pierson, Paul (2001) (ed.), The Nerw Politics of the Welfare State. Oxford: Osford University Press.
- Pierson, Christopher (1998), Beyond the Welfare State. The new political economy of welfare.Polity Press (2nd edition).
- Hemerijck, Anton (2011), Hemerijck, Anton, Changing Welfare States. Oxford: OUP. chapter 7.
- Goodin, Robert E.; Bruce, Headey, Ruud Muffels and Henk-Jan Dirven (1999), The Real Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge: Cambridge University Press. Part I (3).
- Esping-Andersen, Gøsta (1990), The Three Worlds of Welfare Capitalism, Cambridge: Polity Press.
-Dauderstäd M and C Keltek, (2015), Social Europe in the Crisis, Friedrich Ebert Stiftung July
-Castles, Frank G., Stephan Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Cristopher Pierson (eds.) (2010) The Oxford Handbook of the Welfare State. Oxford: OUP.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Pierson, Paul (2000), "Three worlds of welfare research" in Comparative Political Studies, 6-7. pp.791-821.
- Nyssens M (2006), Social Enterprise: At the Crossroads of Market, Public Policies and Civil Society, Ed. Routledge (chapter 1)
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- Lewis, J. (2006), "Employment and care: the policy problem, gender equality and the issue of choice", Journal of Comparative Policy Analysis: research and Practice, 8:2.
-Lavinas, Lena (2013), 21st Century Welfare, New Left Review, nr 84, nov-dec.
- Kim, Taekyoon (2010), "The welfare state as an institutional process", The Social Science Journal, 47, pp. 492-507
- Kersbergen, Kees van (1995), Social Capitalism - a study of Christian democracy and the welfare state, London: Routledge,Chapter 9 and 10.
- Gough, Ian (2008), "Welfare regimes in development contexts: a global and regional analysis", in Gough, Ian e Geof Wood, Insecurity and Welfare regimes in Asia, Africa and Latin America - Social Policy in Development Contexts, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 15-48.
-Gough, Ian (2012), The global future of social policy. Opening lecture of the International Seminar on Social Protection and Citizenship Today at Fluminense Federal University, Niteroi, Rio de Janeiro, 27 November.
- Esping-Andersen, Gøsta e Kees van Kersbergen (1992), "Contemporary research on social democracy", Annual Review of Sociology, vol. 18, pp. 187-208.
- Esping-Andersen, Gøsta (1999), Social Foundations of Postindustrial Economies. Oxford: Oxford University Press.
- Natali, David, and Bart Vanhercke (ed.) (2015), Social policy in the European Union: state of play, Brussels (Introduction)
- Baldwin, Peter (1990), The Politics of Social Solidarity: Class Bases of the European Welfare State. Cambridge: Cambridge University Press.
- Arts W. & Gelissen J.(2006) "Three worlds of Welfare Capitalism or More? A State-of-the-Art Report", In Christopher Pierson & Francis G. Castles, The Welfare State Reader, Cambridge: Polity Press, pp. 175-197.
Authors:
Reference: null
Year:
Crianças e Famílias em Situação de Risco
Obter conhecimento profundo do serviço social c/ crianças em situações de risco e s/ famílias.
Obter conhecimento s/ teorias e métodos na área de serviço social c/ crianças em risco
refletir criticamente s/ perspectivas teóricas relevantes p/ o serv. social c/ crianças em risco
refletir criticamente s/ trabalho de pesquisa social c/ crianças em risco
Analisar e aplicar conhecimento s/ criança na família e na sociedade,bem como em processos c/ crianças a
participar em decisões s/ sua vida
Poder explicar, analisar e aplicar conhecimento das crianças expostas a riscos
Saber aplicar conhecimento de métodos específicos de Serv. Social c/ crianças e famílias
Refletir s/ posição assist sociais, e s/ colaboração com outros profissionais
Desenvolver os seus próprios valores e atitudes em relação à área do trabalho social
Desenvolver o conhecimento sobre as questões dos direitos da criança em relação ao trabalho social profissional
Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias
Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco
As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas,
saúde física e mental, género e etnicidade
A posição das crianças na sociedade e na família
Avaliação:
. Ensaio (30%)
. Exame escrito (70%)
Title: Satisfaction: Evidence from Norway? in International Journal of Social Welfare, 18(2). Pp 193-201. 8 p.
Grødem, Anne Skevik (2009): ?The Impact of Poverty and Immigrant Background on Children?s School
Applications. New York: Guilford Publications. pp 649-670. 22 p.
Cassidy, Jude/Shaver, Phillip R. (eds)(2008): Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical
George, Carol/Solomon, Judith (2008): ?Attachment and Caregiving: the Caregiving Behavioural System? in
University of Toronto Press. Chapters 1-2, 7 (8-9). App 125 p.
Interantional Comparisons of child Protection, Family Service, and Community Caring Systems. Toronto:
Freymond, Nancy/Cameron, Gary (eds)(2006): Towards Positive Systems of Child and Family Welfare:
http://bjsw.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/37/8/1425
Social Work, 37(8). pp 1425-1434. 9 p.
Barn, Ravinder (2007): ??Race?, Etnicity and Child Welfare: a Fine Balancing Act? in The British Journal of
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Thoburn, Jane/Chand, Ashok/Procter, Joanne (2005): Child Welfare Services for Minority Ethnic Families: the Research Reviewed. London: Jessica Kingsley. 225 p.
Dolan, Pat/Canavan/Pinkerton, John (eds)(2006): Family Support as Reflective Practice. London:Jessica Kingsley. 285 p.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias e Métodos de Pesquisa
1.Conhecimento aprofundado das perspectivas científicas e diferentes paradigmas numa perspectiva
histórica;2.Capacidade pªdiscutir,analisar e aplicar conceitos teóricos complexos s/pesquisas científicas
qualitativas e quantitativas em contextos internacionais;3.Capacidade pª formulação e discussão de questões
de pesquisa de forma criativa e independente e fazer investigação a partir das mesmas numa perspectiva
crítica;4.Desenvolvimento de análises críticas de estudos publicados em revistas e relatórios
científicos;5.Aquisição de visão s/papel da ciência, as s/ possibilidades e limitações em contextos
internacionais;6.Capacidade pªanalisar e discutir questões éticas na condução da pesquisa;7.Capacidade pªseleccionar, compreender e usar métodos complexos qualitativos e quantitativos na pesquisa
social;8.Capacidade pªidentificar as necessidades de conhecimento adicional no domínio do serviço social
c/famílias e crianças;9.Capacidade pªelaborar projeto de pesquisa/dissertação
1.Perspectivas e paradigmas científicos.
2.Metodos qualitativos e quantitativos. Principais conceitos teóricos. Técnicas e procedimentos de recolha e
análise de informação.
3.A realização de pesquisa científica em contexto internacional. Potencialidades e constrangimentos
4.A construção do objecto de estudo. Formulação de questões de investigação teórica e metodologicamente
fundamentadas
5.A função de comando da teoria. Revisão crítica da bibliografia científica sobre a problemática do objecto
em análise
6.Questões epistemológicas e éticas na condução de uma pesquisa científica
7.O estado da arte e as necessidades de conhecimento no domínio do serviço social com famílias e crianças
8.Elaboração de projecto de dissertação
AVALIAÇÃO
O curso será avaliado com base no seguinte:
• trabalhos em grupo e exercícios individuais (30%)
• Projeto de Dissertação (70%)
Title: Additional literature will be individually assigned for exercises and examination (approx. 200p).
Winch, Peter (2007): The Idea of a Social Science and Its Relation to Philosophy. London: Routledge.136 p.
Control in Psychological Research on the Internet” in Journal of Social Issues.Vol 58:1. 161-176. 16 p.
Nosek, Brian A/Banaji, Mahzarin R/Greenwald, Anthony G (2002):” E-Research: Ethics, Security, Design, and
354 p.
Kvale, Steinar (2008): Interviews: Learning the Craft of Qualitative Research Interviewing. Los Angeles: Sage
33:3.351-362.12 p.
Herrera, C.D. (2003):“A Clash of Methodology and Ethics in. Journal of Philosophy of the Social Sciences.Vol
Sciences. Berkshire:Open University Press.
Greasley,Pete(2008):Quantitative Data Analysis Using SPSS:An Introduction for Health and Social
Gilbert,Nigel(2008):Researching Social Life.Thousand Oaks,CA: Sage.
Hall/CRC.
Afifi,Abdelmonem/Clark,Virginia A/May,Susanne(2004):Computer-Aided Multivariate Analysis.Chapman &
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Serviço Social com Famílias e Crianças
1.Conhecimento aprofundado s/trabalho científico na área de SS c/famílias e crianças
2.Conhecimento de teorias e métodos nesse domínio
3.Capacidade de discutir criticamente questões de investigação
4.Capacidade de planear e realizar projectos de investigação e analisar,avaliar e lidar c/fenómenos complexos
5.Saber avaliar e discutir métodos de pesquisa, recolher e analisar informação relevante s/questões de pesquisa
6.Saber documentar e discutir o processo de pesquisa, considerar dilemas éticos, analisar dados empíricos e
apresentar os resultados num relatório de pesquisa escrit
7.Saber discutir e refletir s/significado dos resultados na perspetiva do serviço social
8.Capacidade de em contextos internacionais e em diálogo c/ investigadores e profissionais,discutir questões teóricas e metodológicas
9.Saber apresentar e defender relatório de pesquisa bem estruturado e rigoroso,e agir como oponente de forma sustentada
10.Aprofundam valores e atitudes s/trabalho científico
Este módulo aprofunda o conhecimento dos alunos na investigação em serviço social com famílias e crianças. Os alunos serão treinados para realizar pesquisas nesse campo e, desta forma especializarem-se em um ou mais dos temas a serem abordados na sua dissertação. Esta UC irá tratar dos seguintes temas:
1.Escolher um tema e formular questões de investigação sobre o serviço social com famílias e crianças
2.Estar consciente do estado da arte sobre o tema
3. Efectuar pesquisa de bibliografia e recolha de dados de acordo com os procedimentos adequados, tendo
em conta o objecto de estudo e respectivo contexto
4. Como documentar devidamente os dados e a informação
5. Análise dos dados e da informação
6. Escrita de um relatório de pesquisa
7. Participação em seminários sobre a sua dissertação e a dos colegas
A dissertação de mestrado é examinada por três docentes no prazo de um mês após a entrega. O supervisor será um dos examinadores. O aluno faz uma apresentação oral inicial, seguida de perguntas do júri sobre teoria, métodos e resultados/conclusões.As provas de defesa da dissertação terão uma hora.
Title: Para além da bibliografia inerente às várias unidades curriculares, cada aluno trabalha com bibliografia específrica relacionada com o tema da sua dissertação/All the the literature provided by the several courses of the master. The specific texts are all individually chosen in relation to the topic of the thesis
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Acreditações